quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Burocracia

Burocracia vem do francês bureaucratie, termo inventado por Gournay, na primeira metade do século XVIII. É o tipo ideal de uma organização formal da sociedade, caracterizada pela legitimação hierárquica da autoridade, com poderes e responsabilidades atribuídas a funcionários que ocupam posições numa determinada hierarquia marcada pelo direito à carreira. Cada posição tem objectivos previamente fixados e há uma codificação de todas as regras de conduta que tratam da organização como um todo, onde há ordens comunicadas por escrito.
Para Weber trata-se de uma das características do Estado Moderno, um conjunto de pessoas marcadas pela competência e não pela fidelidade. O Estado Moderno seria, acima de tudo, um Estado Racional marcado pelo surgimento de uma administração burocrática. E isto porque em todos os domínios (Estado, Igreja, exército, partido, empresa económica, grupo de interesses, associação, fundação, etc.), o desenvolvimento das formas modernas de agrupamento identifica‑se muito simplesmente com o desenvolvimento e com a progressão constante da administração burocrática: o nascimento desta é, por assim dizer, o esporo do Estado ocidental moderno.
A burocracia racional é, pois, uma ditadura do funcionário. Apoia‑se na crença na legalidade de ordens estatuídas e dos direitos de mando dos chamados por essas ordenações a exercer a autoridade. Tem uma impessoalidade formalista, consistindo numa dominação graças ao saber que destrói os antigos sistemas de legitimação. Assim, o saber e a ideologia passam a ser os principais pontos de apoio do Estado. Uma burocracia também se tornou possível pelo aparecimento de uma economia monetarista que permitiu ao Estado passar a pagar com regularidade aos seus funcionários, abandonando‑se o anterior pagamento em espécie, por exemplo, através do aluguer da função de cobrador de impostos. Segundo Weber, tem a ver com a acção racional referente a fins (zweckrational), onde os indivíduos são capazes tanto de definir objectivos como de avaliar os meios mais adequados para a realização desses objectivos, uma acção social marcada pela moral de responsabilidade, onde o valor predominante seria a competência. Aqui já nos situaríamos no campo do Estado racional-normativo ou do Estado-razão, onde domina a acção burocrática, aquela que faz nascer o poder burocrático, o poder especializado na elaboração do formalismo legal e na conservação da lei escrita e dos seus regulamentos, onde dominam a publicização, a legalização e a burocracia.
Posted by JAM
A palavra burocracia parece ter tido sempre um caráter pejorativo, dizendo que esta deriva de uma combinação um tanto incerta de raízes greco-latinas e francesas. O termo latino burrus, usado para indicar uma cor escura e triste, teria dado origem à palavra francesa bure, usada para designar um tipo de tecido posto sobre as escrivaninhas das repartições públicas. Daí a derivação da palavra bureau, primeiro para definir as mesas cobertas por este tecido e, posteriormente, para designar todo o escritório.A um ministro do governo francês do século XVIII, Jean-Claude Marie Vincent, Seigneur de Gournay (1712-1759, economista), se atribui a criação do termo bureaucratie, em português burocracia, para se referir, num sentido bem crítico e debochado, a todas as repartições públicas. Logo, a etimologia da palavra burocracia tem origem nos componentes linguísticos francês, bureau – escritório – e grego, krátos – poder. Portanto, a palavra burocracia dá a idéia do exercício do poder por meio dos escritórios e das repartições públicas.
O Modelo weberiano
De acordo com Max Weber, os atributos da burocracia moderna incluem a impessoalidade, a concentração dos meios da administração, um efeito de nivelamento entre as diferenças sociais e econômicas e a execução de um sistema da autoridade que é praticamente indestrutível.
A análise de Weber da burocracia relaciona-se a:
• as razões históricas e administrativas para o processo do burocratização (especialmente na civilização ocidental)
• o impacto do domínio da lei no funcionamento de organizações burocráticas
• a orientação pessoal típica e a posição ocupacional dos oficiais burocráticos como um grupo de status
• os atributos e as conseqüências mais importantes da burocracia na organização burocrática no mundo modernoPrincípios da Burocracia
Uma organização burocrática é governada pelos seguintes sete princípios:
1. o negócio oficial é conduzido em uma base contínua
2. que o negócio oficial é conduzido com acordo estrito às seguintes regras:
a. o dever cada oficial para fazer certo tipo trabalho é delimitado em termos de critériosimpessoais
b. o oficial possui autoridade necessária para realizar suas funções definidas
c. os meios de coerção à sua disposição são estritamente limitados e seu uso estritamente definido
3. a responsabilidade e autoridade de cada oficial são partes de uma hierarquia de autoridade vertical, com respectivos direitos de supervisão e apelação.
4. os oficiais não são proprietários dos recursos necessários para desempenho das funções a ele atribuídas mas é responsável pelo uso deste recurso
5. a renda e os negócios privados são rigorosamente separados da renda e negócios oficiais;
6. o escritório não pode ser apropriado pelo seu encarregado (herdado, vendido, etc.).
7. o negócio oficial é conduzido na base de documentos escritos .
Mais detalhe deste tema em
Modelo burocrático da administração.
Um oficial burocrático:
• é pessoalmente livre e nomeado para sua posição baseado na sua habilitação para o cargo
• exercita a autoridade delegada a ele de acordo com regras impessoais, e sua lealdade é relacionada à execução fiel de seus deveres oficiais
• sua nomeação e a designação de seu local de trabalho depende de suas qualificações técnicas
• seu trabalho administrativo é uma ocupação de tempo integral
• seu trabalho é recompensada por um salário regular e a perspectiva de avanço em uma carreira por toda a vida.
Um oficial deve exercitar seu julgamento e suas habilidades, mas seu dever deve ser colocar estes no serviço de uma autoridade mais elevada; Em última palavra, é responsável somente para a execução imparcial de tarefas atribuídas e deve sacrificar seu julgamento pessoal se funcionar contra a seus deveres oficiais Quando o processo é lento, quando existe muitas regras para execussão do mesmo diz-se processo burocrático.
Retirado da Wikipédia