sábado, 13 de outubro de 2007

Leroux, Pierre (1797-1871)


Pensador político francês. Começa no saint-simonismo. Em 1833 no artigo De l'individualisme et du socialisme, é um dos primeiros a usar o termo socialismo, na sequência de Robert Owen. Defensor da lei da solidariedade, visando concialiar o indivíduo e a sociedade, considerada uma lei moral do homem. Assume uma perspectiva moral e filosofista do socialismo, entendido como uma nova concepção da vida. Entende o homem como a tríade sensação-sentimento-conhecimento, considerada uma trindade psicológica. Influencia a romancista Gorge Sand e com ela funda a revista Revue Indépendante (1841). Em 1843 funda La Revue Sociale. Deputado da extrema-esquerda em 1848. No exílio até 1869.

·De l'Humanité, de son Principe et de son Avenir, 1840.
·
Oeuvres, 1825-1850, Genebra, Slatkine, 1978.
.
Le Bras-Chopard, Armelle, L'Égalité dans la Différence. Le Socialisme de Pierre Leroux, Paris, Presses de la FNSP, 1986.
.
Evans, D. O., Le Socialisme Le Socialisme Romantique. Pierre Leroux et ses Contemporains, Paris, Rivière, 1948.

Retirado de Respublica, JAM
Foto picada de Assemblée Nationale

"Desta forma, as nações da Europa passariam a ter uma integração supranacional, sem terem todas as características do Estado Federal. Depois de 1815, face à política da Santa Aliança, dirigida principalmente pelo Czar da Rússia e pelo chanceler austríaco Metternich, os intelectuais preconizam uma Santa Aliança dos Povos (Béranger), uma Internacional das Nacionalidades (Mazzini) ou uma Nova Aliança da Humanidade (Pierre Leroux). Independentemente da designação, todas estas propostas giram em torno da constituição de uma federação ou de uma confederação europeia, que agrupe os Estados livres e iguais, ou seja, os Povos libertados das monarquias absolutas, assim como das dominações estrangeiras. Esta visão seria seguida por muitos, incluindo também escritores românticos como Victor Hugo, célebre pela ideia dos "Estados Unidos da Europa"."

Texto 2 retirado de Janus OnLine