quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Lyotard, Jean-François (1924-1988)

Membro destacado da filosofia do desejo francesa. Teórico da pós-modernidade

. Économie Libidinale, 1974.

. La Condition Post-Moderne, Paris, Éditions de Minuit, 1979.

Retirado de Respublica, JAM

"(...) Foi um filósofo francês, foi um dos mais importantes pensadores na discussão sobre a pós-modernidade. Autor dos livros A Fenomenologia, A Condição Pós-Moderna e O Inumano.

Em seu livro A Condição Pós-Moderna(1979), utiliza o conceito de "jogos de linguagem" , originalmente desenvolvido por Ludwig Wittgenstein, e refere-se a uma agonística entre esses jogos - característica da experiência da pós-modernidade, assim como a fragmentação e multiplicação de centros e a complexidade das relações sociais dos sujeitos. O título deste que é seu trabalho mais citado e conhecido, era originalmente O pós-moderno, tendo sido modificado para A Condição Pós-Moderna para expressar uma condição de vivência.

O Pós-Moderno seria "o estado da cultura, depois de transformações súbitas nas regras dos jogos da ciência, da literatura e das artes, a partir do século XIX. [...] Simplificando ao máximo, 'pós-moderno' é a incredulidade em relação às metanarrativas." Segundo Lyotard "não podemos mais recorrer à grande narrativa - não podemos nos apoiar na dialética do espírito nem mesmo na emancipação da humanidade para validar o discurso científico pós-moderno".

Retirado da Wikipédia

Foto picada de lyotard.free