quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Kosovo

Unidade integrante da Sérvia, onde dominam os albaneses.

Retirado de Respublica, JAM

"O Kosovo (sérvio Косово [Kosovo], albanês Kosova) é uma província da Sérvia, sendo atualmente administrada pela ONU. Sua capital é Priština/Prishtinë.


A maior parte da população do Kosovo é de origem albanesa. Existe uma minoria sérvia.

O presidente da província é Fatmir Sejdiu, do partido LDK (Lidhja Demokratike e Kosovës - Liga Democrática do Kosovo). O primeiro-ministro é Agim Çeku, do partido AAK (Aleanca për Ardhmërinë e Kosovës - Aliança para o Futuro do Kosovo), no Brasil, é representado por Engjëll Koliqi, que será o Embaixador de Kosovo assim que for internacionalmente reconhecido como um país.


História


Foi parte do Império Otomano entre 1389 e 1912. A região esteve sob a dependência de Skopje tendo constituído uma província separada apenas em 1877.

Em 1912, apesar de ser uma zona de maioria albanesa, foi integrada na Sérvia e não ao principado da Albânia, criado naquele ano. Ocorreram rebeliões albanesas entre 1878 e 1881 e entre 1918 e 1924. Entre 1941 e 1944 foi anexada à Albânia, sob ocupação italiana. Após a reintegração na Iugoslávia tornou-se região autónoma, mas integrada na república da Sérvia.


Em 1991 declarou a independência, que não foi reconhecida pela comunidade internacional. A tensão entre separatistas de origem albanesa e o governo central da Iugoslávia, liderado pelo presidente nacionalista Slobodan Milosevic aumentou ao longo de 1998. No ano seguinte, líderes iugoslavos e da comunidade albanesa em Kosovo e representantes das principais potências mundiais foi formado para negociar um acordo de paz que colocasse fim aos conflitos entre os guerrilheiros do ELK e as forças iugoslavas de Slobodan Milosevic, mas a reunião em fevereiro de 1999, na região no castelo de Rambouillet, na França, fracassou.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte, dando início à Guerra do Kosovo. A Otan atacou alvos iugoslavos, seguiram-se os conflitos entre a guerrilhas albanesa e as forças sérvias e se formou um grande número de refugiados.

Em 3 de junho de 1999, líderes ocidentais e iugoslavos chegaram a acordo para o fim à guerra. Em 10 de junho, foi assinado o acordo para encerrar o conflito.

Dados demográficos

A população é composta em sua maioria por albaneses (estimado em 80% antes do conflito internacional de 1999, mas agora o percentual subiu devido a políticas de limpeza étnicasérvios e outras etnias não-albaneses). A ONU estimava em 2002 uma população entre 1,7 a 2,3 milhões de habitantes:
contra
  • 88% albaneses kosovares (1.996.000 – 2.072.000)"
Texto 2 e fotos retirados da Wikipédia