quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Anomia

Anomia Do fr. anomie, proveniente, por sua vez, do gr. anomia.O mesmo que desordem, enquanto violação da lei, ilegalidade, desordem. Termo cunhado por Durkheim para significar ruptura da solidariedade, sendo equivalente ao conceito marxista de alienação. Segundo aquele autor, tal acontece quando se dá uma mudança de normas sociais que priva o indivíduo dos pontos de referência necessários para a determinação dos objectivos da respectiva conduta. A ruptura da solidariedade acontece sempre que há uma ruptura entre os desejos dos homens e a possibilidade dos mesmos serem satisfeitos de acordo com as leis existentes, o que leva à não integração do indivíduo na sociedade.

Sebastian Grazia, The Political Community. A Study of Anomie, Chicago, The University of Chicago Press, 1948.

in MALTEZ, José Adelino, Respublica
Remetendo-nos para a análise durkeimiana do termo anomia, com que o autor de "O Suicídio" contextualiza, socialmente, este fenómeno, diremos que "o suicídio anómico revela-se por ocasião das grandes transformações sociais. Quer se trate de crises de escassez, quer, pelo contrário, se trate de mudanças que conduzem a melhoria nas condições de vida, observa-se que trazem como consequência uma intensificação nas taxas de suicídio. Mostra com efeito que «toda a ruptura de equilíbrio, mesmo quando dela resulta uma melhoria de bem-estar e um aumento da vitalidade geral, impulsiona à morte voluntária. Todas as vezes que graves rearranjos se produzem no corpo social, quer sejam devidos a um súbito movimento de crescimento ou a um cataclismo inesperado, o homem mata-se mais facilmente».
Isto resulta, pois, do desregramento social, do estado de anomia, e por isso a designação que convém a este outro tipo de suicídio é a de suicídio anómico" (1)
(1) Nota composta no Farol, a partir da obra de BARATA, Óscar Soares, Introdução às Ciências Sociais, vol. 1, 2ª edição, Livraria Bertrand, Amadora, 1983, pp. 123-124
Anomia é um estado de dissonância cognitiva que justifica a ausência de Organização, não sendo organizado ou seja um estado caotico.
É o enfraquecimento das normas sociais de um povo ou grupo social; a desorganização que enfraquece a integração dos indivíduos, deixando-os sem saber como agir, ficando sem uma regulamentação por um período de tempo, indeterminado ou determinado.
Ficando à deriva, inconscientes no processo, perdendo quase que por total sua consciência e identidade. Este termo foi cunhado por Durkheim.
A Anomia é um estado de falta de objetivos provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno. Foi a partir do surgimento do capitalismo e da tomada da razão como forma de explicar o mundo que houve o rompimento brusco de valores tradicionais ligados fortemente à concepção religiosa. A Modernidade, em seus intensos processos de mudança, muitas vezes não fornecia novos valores que preenchessem os anteriores demolidos. Isso dava uma espécie de vazio de significado no cotidiano de muitos indivíduos. Durkheim emprega este termo para mostrar que algo na sociedade não funciona de forma harmônica. Algo desse corpo está funcionando de forma patológica ou "anomicamente". Em seu famoso estudo sobre o suicídio, Durkheim mostra que os fatores sociais exercem profunda influência sobre a vida dos indivíduos com comportamento suicida, e a anomia também.
Segundo Robert King Merton, anomia significa uma incapacidade de atingir os fins culturais.