domingo, 21 de outubro de 2007

Mil Noventos e oitenta e nove

No ano de 1989 os europeus espontaneamente derrubaram, sem ser pela força das armas, a chamada cortina de ferro que dividia uma casa comum que ia do Atlântico aos Urales. Foi então que a Europa se vestiu de esperança e teve a ilusão de voltar a ser uma casa comum pondo fim àquela guerra civil ideológica que a dilacerava:


foto picada de Cortina di Ferro

- Vaclav Havel, o intelectual checo que fora um dos principais animadores do movimento dissidente Carta 77, se era preso em 16 de Janeiro de 1989, dez meses depois, já assumia a presideência da então República Checoslovaca, tendo ao seu lado, como Presidente do Parlamento, Alexander Dubcek, o líder da malograda primavera de Praga.

foto picada de OTAN


- Também na Polónia, depois de dez anos de luta, eis que, em Janeiro de 1989, era legalizado o moviemnto Solidariedade que, depois de vencer as eleições de Junho, já assumia a presidência do Governo, em 24 de Agosto, com o intelectual católico Thadeus Mazowiecki, adepto da política antipolítica e de um regresso aos valores fundamentais.



foto picada de demokrata


- Na Roménia, por seu lado, os acontecimentos precipitavam-se no mês de Dezembro, onde, depois dos acontecimentos de Timisoara, no dia 16, eis que no dia 25, era derrubado, de forma fulminante, o conducator Nicolai Ceausescu, com requintes macabros.


foto picada da News BBC

- Já na Alemanha, depois da fuga de milhares de cidadãos da RDA para a RFA, através daHungria, em Setembro, eis que no mês seguinte se davam mudanças nas cúpulas de Berlim Leste (o recém falecido Honecker era substituído por Egon Krenz) e, no dia 9 de Novembro, já caía o muro da vergonha.



foto picada de Europa


- Em África foi também em 1989 que assumiu a presidência da República da África do Sul, Frederik De Klerk (15 de Agosto) e que a SWAPO ganhava as aleições na Namíbia (11 de Novembro).


foto picada de nepad



Também na América do Sul sopraram novos ventos:


- No Paraguai era derubado o ditador mais antigo em exercício, Alfredo Stroessner.


foto picada de CTV.es

- No Chile iniciava-se a era pós-Pinochet com a eleição do democrata-cristão Patrí cio Alwin (em 14 de Dezembro).

foto picada de elperiodico


- No Brasil, Collor de Melo era eleito, em 17 de Dezembro, nas primeiras directas desde 1960,



foto picada de webrebate

enquanto se dava, três dias depois, a invasão do Panamá por tropas norte-americanas.


foto picada de tvcultura



Por sua vez, na Ásia:

- Para além da retirada do exército do Vietname do Cambodja (29 de Setembro), eis quetambém sucedia o episódio de Tian an men, entre 22 de Abril e 4 de Junho, com a ocupação
da Praça da Paz Celestia por estudantes, numa manifestão que o poder de Pequim, sob a liderança de Deng Xiaoping, vai considerar como contrarevolucionária, com as violentas consequências da aplicação da lei marciual, decretada em 19 de Maio, quatro dias depois de Mikhail Gorbatchov ter visitado Pequim.

foto picada de lapasserelle


Las but not least, eis que em 3 de Dezembro de 1989, ocorria a cimeira de Malta, entre Gorbatchov e Bush, onde se concluía o ciclo iniciado em Yalta, em 1945. Isto é, ruía a velha ordem mundial, estabelecida pelo equilíbrio entre duas superpotências. Mas, se o mundo já não era o que tinha sido e não podia voltar a ser o que se superara, todos ficavam sem saber o que viria a ser. É que, como costuma dizer o Professor Adriano Moreira, da nova Ordem apenas sabemos que acabou a antiga.

foto picada da BBC

Retirado de Respublica, JAM