quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Owen, Robert (1771-1858)

Um dos principais socialistas utópicos. Nasce no País de Gales, filho de um seleiro. Pelo casamento, torna-se grande industrial da fiação. Propõe a formação de grandes cooperativas de consumo, as aldeias de cooperação e amizade. Inspira-se no projecto do quaker John Bellers sobre colégios industriais. Tenta implantar o modelo em colónias agrícolas que funda nos Estados Unidos. Funda em 1835 a Association of all classes of all nations.

·A New View of Society, 1813-1814. Cfr. ed. bilingue em português e inglês, Braga, 1976.

·The Book of New Moral World, 1820.

4Harrison, J. F. C., Robert Owen and the Owenites in Britain and America. The Quest for the New Moral World, Londres, Routledge & Kegan Paul, 1969.

(ver pacifismo).

Retirado de Respublica, JAM

"
Robert Owen (14 de maio de 1771 - 17 de novembro de 1858) foi um reformador social galês, e um filósofo socialista libertário. É considerado o pai do movimento cooperativo.


Filho de uma família de modestos artesãos. Após haver galgado os diferentes degraus da produção, a partir do aprendizado, tornou-se, por volta dos 30 anos, co-proprietário e diretor de importantes indústrias escocesas, de filiação em New Lanark. Ali, reduziu a jornada de trabalho para 10,5 horas diárias (uma avanço para a época), fez erguer casas para os operários, o primeiro jardim-de-infância e a primeira cooperativa.

Em 1817 evolui da ação assistencial para a crítica frontal ao capitalismo, tentando convencer as autoridades inglesas, bem como estrangeiras, da necessidade de reformas no setor de produção.

Fundou, nos Estados Unidos da América, a colônia socialista de Nova Harmonia, sem obter o êxito esperado.

Regressando a Inglaterra continuou na luta por seus ideais, até falecer aos 87 anos.

Ele era muito amigo do filósofo Fele de Barbosa, que possuía várias teses socialistas e comunistas."

Texto e foto retirados da Wikipédia