sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Medici

Família de Florença, da qual se destacam Giovanni (1475-1521), papa como Leão X, Giulio (1478-1574), papa como Clemente VII, e Lourenço, o Magnífico (1449-1492), pai de Giulio.

Retirado de Respublica, JAM

"A família Médici foi uma poderosa família de Florença durante a Renascença, cujas riqueza e influência se originaram do comércio de têxteis e pela guilda da Arte della Lana. Tornando-se banqueiros, e posteriormente políticos, clérigos e nobres, os Médici atingiram o seu apogeu entre os séculos XV e XVII com um conjunto de figuras importantes na história da Europa e do Mundo. A linhagem directa dos Médici extinguiu-se em 1737.

Imensamente ricos, governantes não oficiais da República de Florença; soberanos reconhecidos da Toscana, teriam tido origem num certo fulano del Muggello, que teve um filho, Giambuono de Medici, nascido circa 1140, pai por sua vez de dois filhos: Chiarissimo de Medici, vivo 1201 e Bonagiunta.

O ramo primogênito da família – os que descendem de Pedro de Cosmo de Médici e do seu filho Lourenço de Médici – governaram até ao assassinato de Alexandre de Médici, primeiro duque de Florença, em 1537. O poder passou então para o ramo dito júnior – os que descendem de Lourenço de Cosmo de Médici a partir do seu trineto Cosmo I de Médici.

Além da política e governação, os Médici notabilizaram-se em outros campos, principalmente no mecenato."

Foto e texto 2 retirados da Wikipédia