segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Mills, C. Wright (1915-1962)

Professor da Columbia University desde 1946. Baseando-se no marxismo, cria uma escola sociológica crítica contra o excessivo quantitativismo do behaviorismo norte-americano. Parte do dualismo power elite e sociedade de massa, denunciando um poder invisível fundado no arbitrário. Considera toda a política é uma luta pelo poder; a forma básica do poder é a violência. Neste sentido, mistura o marxismo com algumas perspectivas de Max Weber. Teoriza a sociedade de massa, com a crescente especialização de funções e o colapso do pluralismo, onde a própria cultura é alvo de uma manipulação pela elite. Salienta também que a educação de massa produz aquilo que qualificou como analfabetismo educado, quando a educação perde a sua função crítica e é domesticada pelas exigências da economia. Entende o poder como um jogo de soma zero, implicando uma estrutura dicotómica, onde aquilo que têm os que exercem o poder é aquilo que falta aos que não detêm o poder. Deste modo, considera que a política é sobretudo uma luta pelo poder que assenta, se necessário, na violência. Observa que "dominar a teoria e o método equivale a tornar‑se um pensador consciente, um homem que trabalha sabendo quais são os pressupostos e as implicações do que faz. Ser dominado pela teoria e pelo método equivale a nunca poder começar o trabalho".


Obras do autor:

The New Men of Power. America’s Labor Leaders, Nova York, Harcourt, Brace & Co., 1948.

White Collar. The American Middle Classes, (1950), Nova Iorque, Oxford University Press, 1951[trad. fr. L’Élite au Pouvoir, Paris, Éditions Maspero, 1969; trad. port. Poder e Política, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1962].

The Power Elite, Nova York, Oxford University Press, 1956) (cfr. trad. port. Poder e Política, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1962; trad. fr. L’Imagination Sociologique, Paris, Éditions Maspero, 1967).

The Sociological Imagination, (1959) (cfr. trad. port. A Imaginação Sociológica, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1975).

The Causes of World War Three, Londres, Secker & Warburg, 1959.


The Marxists, Nova York, Laurel Books, 1962.


Power, Politics and People, Oxford, Oxford University Press, 1963.


Retirado de Respublica, JAM

Foto picada de WrightMills.Org