quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Lyotard, Jean-François (1924-1988)

Membro destacado da filosofia do desejo francesa. Teórico da pós-modernidade

. Économie Libidinale, 1974.

. La Condition Post-Moderne, Paris, Éditions de Minuit, 1979.

Retirado de Respublica, JAM

"(...) Foi um filósofo francês, foi um dos mais importantes pensadores na discussão sobre a pós-modernidade. Autor dos livros A Fenomenologia, A Condição Pós-Moderna e O Inumano.

Em seu livro A Condição Pós-Moderna(1979), utiliza o conceito de "jogos de linguagem" , originalmente desenvolvido por Ludwig Wittgenstein, e refere-se a uma agonística entre esses jogos - característica da experiência da pós-modernidade, assim como a fragmentação e multiplicação de centros e a complexidade das relações sociais dos sujeitos. O título deste que é seu trabalho mais citado e conhecido, era originalmente O pós-moderno, tendo sido modificado para A Condição Pós-Moderna para expressar uma condição de vivência.

O Pós-Moderno seria "o estado da cultura, depois de transformações súbitas nas regras dos jogos da ciência, da literatura e das artes, a partir do século XIX. [...] Simplificando ao máximo, 'pós-moderno' é a incredulidade em relação às metanarrativas." Segundo Lyotard "não podemos mais recorrer à grande narrativa - não podemos nos apoiar na dialética do espírito nem mesmo na emancipação da humanidade para validar o discurso científico pós-moderno".

Retirado da Wikipédia

Foto picada de lyotard.free

Lvov

(em alemão Lemberg; em polaco Lwów) Região capital da Galícia oriental que faz hoje parte integrante da Ucrânia. Pertenceu à Áustria entre 1772 e 1918; nesta data passou para a Polónia; ocupada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, integra-se depois para a URSS.

Retirado de Respublica, JAM

"Lviv (em ucraniano Львів, em polaco Lwów e em português Leópolis) é uma importante cidade do oeste da Ucrânia. Localiza-se no oeste do país, perto da fronteira com a Polónia. Tem cerca de 686 mil habitantes. Foi fundada em 1256 pelo duque da Ruténia. Passou para soberania polaca em 1340, austríaca em 1772, de novo polaca em 1919 e ucraniana em 1939."

Texto 2 retirado da Wikipédia

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Luzes da razão

Com efeito, há uma entranhada relação entre absolutismo e racionalismo, não fora aquele também qualificado como "despotismo esclarecido", a força à solta apenas iluminada pelas luzes da razão. As luzes da razão defendem a centralização e o concentracionarismo absolutistas, constituindo verdadeiros manuais de construção dos Estados Modernos. Para John Locke o "estado de natureza" é, simultaneamente, um estado racional (os homens marcados pelas luzes da razão vivem em liberdade e igualdade), um estado natural (os homens possuem um certo número de direitos deduzidos da lei natural) e um estado pré‑legal (reina a justiça privada, que é o direito natural de punir).
Retirado de Respublica, JAM

Luxemburg, Rosa (1871-1919)

Militante do internacionalismo marxista. Nasce na Polónia. Estuda em Zurique. Fundadora do Partido Social-Democrata da Polónia. Vive, depois, na Alemanha. Critica a própria ideia de independência da Polónia, considerada incompatível com a unidade internacional do movimento socialista. Também se distancia de Lenine considerando este marcado pelo ultra-centralismo impiedoso e pelo jacobinismo-blanquista. Funda, com Liebknecht, a Liga dos Espartaquistas, sendo, com ele, assassinada em 1919, em Berlim.

· Problemas de Organização da Social-democracia Russa, 1904.

· A Questão Nacional e a Autonomia, 1909.

· Die Akkumulation des Kapitals, 1913.

Retirado de Respublica, JAM

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Luxemburgo

Grand-Duché du Luxembourg 2 586 km2 e 388 000 habitantes.

O território fazia parte da Baixa-Lorena e esteve sucessivamente integrado nos ducados do Limburgo, do Brabante e da Borgonha; viveu as vicissitudes da parte sul dos Países Baixos, ficando na dependência dos Habsburgos espanhóis e austríacos; apesar de parte do território ter sido conquistado pela França segunda
metade do século XVII; integrado na França de 1795 até 1815, eis que, a partir do Congresso de Viena, se transforma num grão-ducado que é atribuído ao rei da Holanda, Guilherme de Nassau, passando a integrar a Confederação Germânica.

Em 1831, a parte sul do território passou para a Bélgica e o restante ficou na
posse do rei da Holanda, embora integrado na Confederação Germânica; em 1867, depois da dissolução da Confederação Germânica, no ano anterior, obtêm a soberania, embora sob o estatuto de neutralidade.

Em 1890, com a extinção da linha masculina da família real holandesa, o grão-ducado passou para outro ramo da família Nassau; foi ocupado pela Alemanha entre 1914 e 1918; voltou a ser ocupado entre 1940 e 1944; em Abril de 1946, surge o Benelux; em 1948 aderiu à NATO; em
1951, participou na fundação da CECA.

Retirado de Respublica, JAM

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Lutero, Martinho (1483-1546)

Nasce em Eisleben. Estuda na Faculdade de Artes de Erfurt entre 1501 e 1505. Depois de grave doença entra para a ordem dos agostinhos eremitas em 17 de Julho de 1505, desistindo de estudar direito como era seu projecto. Ordenado sacerdote em 27 de Fevereiro de 1507. Começa então a estudar teologia. Passa para o convento da ordem em Wittenberg em Outubro de 1508. Doutor em teologia em Outubro de 1512, tornando-se a partir de então professor de Bíblia. Visita Roma em Novembro de 1510. É na cidade de Wittenberg que dá origem à Reforma quando afixa as 95 teses contra as indulgências em 31 de Outubro de 1517. Expõe as suas teses no capítulo da ordem em Heidelberg, perante o Cardeal Belarmino, no ano de 1518. Excomungado por Roma em 15 de Junho de 1520. Chamado à dieta de Worms nos começos de 1521, não se retractou e acaba por ser condenado ao desterro por Édito imperial de 25 de Maio desse mesmo ano, onde também se ordenava a destruição dos respectivos escritos. É levado para o castelo de Wartburg, na Saxónia, onde o príncipe eleitor o protege, não cumprindo o édito imperial. Aí vive durante dez meses, traduzindo para alemão o Novo Testamento. Volta a Wittenberg em Março de 1522. Assume-se contra as teses de Thomas Muntzer durante a guerra dos camponeses de 1525. Polemiza com Erasmo. Em 13 de Junho desse mesmo ano casa com a antiga monja Katharina von Bora.

Na linha do pessimismo antropológico e retomando certas sementes lançadas por S. Agostinho, Ockham e Duns Scotus, considera o Estado como uma heteronomia necessária. Morre um ano depois da abertura do Concílio de Trento, onde vai consagrar-se a chamada Contra-Reforma.

Retirado de Respublica, JAM

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Luta

O jurista Rudolf Von Ihering, em Kampf ums Recht, de 1872, vem considerar que a luta pela existência é a lei suprema de toda a criação animada; manifesta-se em toda a criatura sob a forma de instinto de conservação. Partindo desta premissa,assinala que a manutenção da ordem jurídica, por parte do Estado, não é senão luta incessante contra a anarquia que o ameaça e que, como em todas as lutas, não é o peso das forças postas em presença que faz pender a balança.


Luta competitiva

(Schumpeter). Considera que a democracia se aproximava da luta competitiva, nomeadamente por causa do método eleitoral. Base do modelo da public choice e da rational choice


Luta pelo poder

Ideia básica da politologia norte-americana dos anos cinquenta e sessenta, representada por autores como Lasswell e C. Wright Mills. Como este último expressa, a política é, sobretudo, uma luta pelo poder que assenta, se necessário, na violência.

Luta pela Constituição
Segundo Eric Weil, à autocracia opôs‑se a luta pela Constituição, "o resultado de uma revolução ou de uma luta, ou de uma recusa do governo autocrático".

Luta (A)
O primeiro jornal com este título foi publicado de 1874 a 1887 e era órgão do Partido Regenerador. O segundo nasceu em 1906, sob a direcção de Brito Camacho, tendo-se depois de 1911 transformado é órgão do partido unionista. O terceiro nasceu em 25 de Agosto de 1975, dirigido por Raúl Rego, asumindo-se como uma espécie de voz diária do Partido Socialista.

Retirado de Respublica, JAM

Lunáticos

Nome dado aos republicanos da década de sessenta que se reuniam no Pátio do Salema, a partir de 1864, em torno de António de Oliveira Marreca, Latino Coelho, Saraiva de Carvalho, Giberto Rola e José Elias Garcia.


Retirado de Respublica, JAM

Lúlio, Raimundo (1232-1315)

O chamado doutor iluminado. Nasce em Palma de Maiorca. Aos trinta anos faz-se eremita e percorre a Europa e a África, visando converter os árabes. Chega a estar presos em Tunes durante vários anos. Assume-se contra o averroísmo racionalista. Considera que "principe é o homem que tem senhorio por eleição sobre todos os homens, para que os tenha em paz por temor da justiça". Porque um principe que "é um homem tão só como qualquer outro, mas Deus honrou‑o porque o fez senhor de muitos homens".

· Ars Magna

· Libre de Contemplació

Retirado de Respublica, JAM

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Luckács, Gyorgy (1885-1972)

Marxista húngaro. Nasce numa família de nobres judeus. Estuda em Budapeste, doutorando-se em 1916. Passa para a Alemanha, onde tem aulas particulares com Heinrich Rickert e Max Weber. Participa como comissário para a cultura no governo da República Popular da Hungria de Bela Kun. Refugia-se em Moscovo depois da subida de Hitler ao poder. Regressa à Hungria depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Participa no governo instalado depois da revolta de 1956. Com ele dá-se um reforço hegeliano do marxismo, principalmente pela teorização da consciência de classe, em Geschichte und Klassenbewusstein, obra publicada em Berlim, em 1923. Trata-se de uma entidade supra‑individual, infinita e absoluta, tal como o Weltgeist, ideia que tanto é criticada pela III Internacional, como pela social‑democracia. Considera que "o proletariado só cumpre a sua tarefa suprimindo‑se,levando até ao fim a sua luta de classe e instaurando uma sociedade sem classes". Salienta que a consciência de classe do proletário é que pode vencer aquilo que considera ser a "reificação" do homem, a transformação do homem num objecto,segundo um modelo maquinal. Porque no capitalismo, a racionalização fundada no cálculo incorpora o trabalhador como parcela mecanizada num sistema mecânico. Observa também que o sentido revolucionário é o sentido da totalidade,uma concepção total do mundo onde o conhecimento e a acção, bem como a teoria e prática são identificadas. Critica assim o materialismo mecanicista,que considera um simples positivismo, acentuando o papel da consciência humana que não reflecte passivamente uma prévia realidade empírica.

· Geschichte und Klassenbewusstsein, Berlim, Mulik Verlag, 1923) (cfr. trad. fr. Histoire et Conscience de Classe, Paris, Éditions de Minuit, 1960).

Retirado de Respublica, JAM

Foto picada da Britannica

Luís XVIII (1755-1824)

Rei de França, 1814-1815, 1815-1824. Filho de Luís XV e irmão de Luís XVI, começa como conde da Provença. Exila-se na Alemanha, em Coblenz, com os desenvolvimentos da Revolução Francesa. Torna-se o chefe da causa realista francesa, vivendo também em Itália, na Polónia e na Grã-Bretanha (1809-1814). Regressa a França em 1814, depois da derrota de Napoleão e assume-se como rei, assumindo a monarquia constitucional, de acordo com o regime da Carta. Depois do governo dos Cem Dias de Napoleão, retoma o trono, chamando Talleyrand para chefe do governo e, depois, Elie Decazes (1818-1820). Tem a oposição dos ultras, liderados pelo irmão, o futuro Carlos X, sendo forçado a chamar para chefia do governo Villèle (1822-1824).

Retirado de Respublica, JAM

Foto picada da Wikipédia

Luís XIV, rei de França (1638-1715)

O representante típico do despotismo esclarecido. Rei desde 1643. Proclama que l'État c'est moi. Considera que os homens não são anjos, mas sim criaturas a que o poder excessivo acaba sempre por dar alguma tentação de o usar. O rei representa a nação inteira, enquanto os súbditos é como se fizessem parte de nós próprios, dado que somos a cabeça de um corpo, do qual eles são os membros. Aliás, no leito de morte, terá dito: Je m’en vais, mais l’État demeure toujours. Continuando o projecto de Richelieu, que queria mettre la France en tous lieux où fut la Gaule, já dotada de um État marcado pelo soberanismo, foi a primeira entidade a assumir um projecto devorista de expansão, tanto pela guerra propriamente dita, como pelo processo mercantilista, concebido como uma guerra perpétua e pacífica, conforme as palavras de Colbert. A primeira operação de Luís XIV é a chamada Guerra da Devolução ou da Flandres, contra a Espanha, entre 1667 e 1668, que leva ao aparecimento da Tripla Aliança de Haia, em Janeiro de 1668, entre a Inglaterra, as Províncias Unidas e a Suécia, desta forma se iniciando as coligações contra a França que se prolongam até à queda de Napoleão.Quatro anos depois, desencadeia nova guerra, agora contra as Províncias Unidas, um confronto que dura de 1672 a 1678 e que, em 1673, faz surgir uma nova coligação contra a França com as Províncias Unidas, o Brandeburgo, a Espanha e o Imperador.Em 1681 já volta à guerra, agora contra o Imperador, numa contenda que só terminará em 1684.Em 1688, ei-lo a desencadear novo conflito, a chamada Guerra do Palatinado, ou Guerra dos Nove Anos, que durará até 1697, onde a França enfrenta o Brandeburgo, a Saxónia, o Hanôver (Setembro de 1688), o Imperador (Maio de 1689), a Inglaterra (Setembro de 1689), a Espanha (Junho de 1690) e o Piemonte-Sabóia (Outubro de 1690). Era a primeira vez, que Luís XIV enfrentava um conflito europeu sem aliados.O confronto só termina com a Paz de Ryswijk, de 1697, pela qual Luís XIV tem de devolver a Catalunha, o Luxemburgo, Mons, Ath e Courtrai aos espanhóis, enquanto a Lorena volta a ser um ducado independente. Só a Alsácia permanece francesa, incluindo Estrasburgo, mas os principados alemães deixam, por essa circunstância, de ser aliados da França.

· Memórias sobre a Arte de Governar, (cfr. trad. port., Lisboa, Iniciativas Editoriais, 1976).

Retirado de Respublica, JAM

Foto picada da Wikipédia

Luhmann, Niklas (1927-1998)

Jurista e sociólogo alemão. Depois de estudar direito em Friburgo, começa por trabalhar na administração pública. Dedica-se à sociologia a partir de 1960, por influência de Talcott Parsons, com quem estuda em Harvard. Torna-se professor de sociologia em 1968. Distanciando-se do marxismo e do weberianismo, envereda pelo sistemismo cibernético. A partir de 1984, admite que a auto-referência e a circularidade constituem um princípio vital tanto de células, sistemas nervosos e organismos, como dos próprios sistemas sociais. Assim, também o direito é entendido como um sistema auto-referencial, dado que os respectivos elementos são produzidos e reproduzidos pelo próprio sistema, através de uma sequência de interacção circular e fechada. O sistema jurídico, como sub-sistema social, radica a sua autonomia num código binário próprio (o legal/ilegal), código que seria o centro de gravidade de uma rede circular e fechada de operações sistémicas. Há até o paradoxo de uma clausura auto-reprodutiva, dado que o sistema jurídico é tanto mais aberto e adaptável ao ambiente que o rodeia, quanto mais mantêm intacta a auto-referencialidade das respectivas operações. Desta forma, porque o direito vive em clausura comunicativa, deixa de ter sentido a procura do respectivo fundamento numa ordem superior, pois, quando se proclama que não existe direito fora do direito, está a dizer-se que o direito se reduz ao ordenamento jurídico positivo, não se admitindo a juridicidade do direito natural. Assim, segundo as palavras de Luhman, o sistema jurídico não pode importar normas jurídicas do seu meio envolvente e, inversamente, as normas jurídicas não podem ser válidas como direito for a do próprio direito, havendo a chamada auto-reprodução do direito.

Retirado de Respublica, JAM

foto picada da ECA, USP

Luciano de Castro, José (1834-1914)

José Luciano de Castro Pereira Corte-Real.
Considerado a velha raposa. Duas frases contribuem para o caracterizar: o meu Partido não é que me leva ao Poder, sou eu que levo o meu Partido ao Poder. Outra: se fôssemos a fazer política com gente honesta, ficaríamos só com meia dúzia de pessoas. Matricula-se em direito em 1849-1850. Deputado desde 1853. Casa com uma filha do deputado Alexandre de Seabra, presidente da Câmara da Anadia e autor de um projecto de Código de Processo Civil em 1869. Passa a viver no Porto em 1858. Ministro da justiça do governo de Loulé, o terceiro governo histórico, de 11 de Agosto de 1869 a 20 de Maio de 1870. Ministro do reino de 1 de Junho de 1879 a 25 de Março de 1881, no primeiro governo progressista de Braamcamp. É então que apresenta em 4 de Fevereiro de 1880 uma proposta de lei sobre a responsabilidade ministerial que não chega a ser discutida na Câmara dos Pares, apesar de aprovada na Câmara dos Deputados. Depois da morte de Anselmo Braamcamp, passa a chefiar os progressistas em 10 de Dezembro de 1885, com o apoio de Barros Gomes e Oliveira Martins e a oposição de Emídio Navarro e Mariano de Carvalho. Presidente do conselho de 20 de Fevereiro de 1886 a 14 de Janeiro de 1880, acumulando a pasta do reino. Vence as eleições de 6 de Março de 1887 (113 deputados) e de 20 de Outubro de 1889. Segunda chefia do governo de 7 de Fevereiro de 1897 a 25 de Junho de 1900. Terceira chefia do governo, entre 20 de Outubro de 1904 e 19 de Março de 1906, sem acumular qualquer pasta. Governador da Companhia Geral do Crédito Predial português de 31 de Março de 1887 a 4 de Junho de 1910, onde sucedeu a Fontes Pereira de Melo.

Retirado de Respublica, JAM

Ver outras ligações a partir do Portugal Político

Foto picada da Wikipédia



Lucena, Vasco Fernandes de (sec. XV)

Compôs para D. Afonso V o Tratado das Virtudes Pertencentes a um Príncipe, doutor em direito civil e canónico, foi cronista-mor, onde sucedeu a Azurara, diplomata e orador nas Côrtes de Torres Novas, de 1438, e de Évora, de 1485, tendo traduzido o De Senectute de Cícero, o De Regimine Principum de Egídio Romano, a Oratio de Plínio e a Instrução para príncipes de Paulo Vergério.

·Tratado das Virtudes Pertencentes a um Príncipe, (1400).

Retirado de Respublica, JAM

Foto picada do Portal da História

Samuel Gompers

(January 27, 1850-December 13, 1924) was an American labor union leader and a key figure in American labor history. Gompers founded the American Federation of Labor (AFL) and held the position as president of the organization for all but one year from 1886 until his death in 1924. He promoted harmony among the different craft unions that comprised the AFL, and opposed industrial unionism. Focused on higher wages and job security, he fought against both socialism and the Socialist Party. After 1907, he formed alliances with the Democratic Party at the local, state and national levels. He enthusiastically supported the American entry into World War I, opposing Eugene V. Debs and other leftists who were against the war.

Gompers was born on January 26, 1850 in London, England into a Jewish family which had recently arrived from the Netherlands. He left school at age 10 to become an apprentice, first as a shoemaker and then as a cigar maker. The family immigrated to the United States in 1863, settling on Manhattan's Lower East Side in New York City. He married Sophia Julian in 1866 and became a naturalized U.S. citizen in 1872. Gompers attended a free Jewish school in London, but received no more than an elementary school education.[1] He attended night school to further his education, but later said about the factory he worked in: "The factory was my Harvard and my Yale."[citation needed]

He joined Local 15 of the Cigarmakers' International Union in 1864, and was elected president of Local 144 in 1875. He was elected second vice-president of the international union in 1886, and first vice-president in 1896. He served in this capacity until his death. In 1877, the union nearly collapsed. Gompers and his friend Adolph Strasser used Local 144 as a base to rebuild the Cigarmakers' Union, introducing a hierarchical structure and implementing programs for strike and pension funds paid for by charging high membership dues. He told the workers they needed to organize because wage reductions were almost a daily occurrence. The capitalists were only interested in profits, "and the time has come when we must assert our rights as workingmen. Every one present has the sad experience, that we are powerless in an isolated condition, while the capitalists are united; therefore it is the duty of every Cigar Maker to join the organization. . . . One of the main objects of the organization," he concluded, "is the elevation of the lowest paid worker to the standard of the highest, and in time we may secure for every person in the trade an existence worthy of human beings."[2]

His philosophy of labor unions centered on economic ends for workers, such as higher wages, benefits, and job security. His goal was to achieve these without political action or affiliation by the union, but rather through the use of strikes, boycotts, etc.

Gompers viewed unions as simply the labor component of a business, neither superior nor inferior to the management structure. This belief led to the development of procedures for collective bargaining and contracts between labor and management which are still in use today.

Leading the AFL

Gompers helped found the Federation of Organized Trades and Labor Unions in 1881 as a coalition of like-minded unions. In 1886 it was reorganized into the American Federation of Labor, with Gompers as its president. He would remain president of the organization until his death (with the exception of one year, 1895).

Under Gompers's tutelage, the AFL coalition gradually gained strength, undermining that previously held by the Knights of Labor, which as a result had almost vanished by 1900. He was nearly jailed in 1911 for publishing with John Mitchell a boycott list, but the Supreme Court overturned the sentence in Gompers v. Buck's Stove and Range Co..

Gompers's insistence against political affiliation and radicalism in the AFL, combined with the AFL's tendency to cater to skilled labor over unskilled, led indirectly to the formation of the Industrial Workers of the World organization in 1905, which tried with limited success to organize unskilled workers.

Gompers, like most labor leaders, opposed unrestricted immigration from Europe because it lowered wages, and opposed any immigration at all from Asia for the previous reason and also because it brought an alien culture. The AFL was instrumental in passing immigration restriction laws from the 1890s to the 1920s, such as the 1921 Emergency Quota Act and the Immigration Act of 1924, and seeing that they were strictly enforced. The link between the AFL and the Democratic Party rested in large part on immigration issues; the owners of large corporations wanted more immigration and thus supported the Republican party.[3]

Political involvement

During the First World War, Gompers was a strong supporter of the war effort. He was appointed by President Wilson to the powerful Council of National Defense, where he instituted the War Committee on Labor. He was an attendee at the Paris Peace Conference in 1919 as a labor advisor.

Retirado da Wikipédia

Owen, Robert (1771-1858)

Um dos principais socialistas utópicos. Nasce no País de Gales, filho de um seleiro. Pelo casamento, torna-se grande industrial da fiação. Propõe a formação de grandes cooperativas de consumo, as aldeias de cooperação e amizade. Inspira-se no projecto do quaker John Bellers sobre colégios industriais. Tenta implantar o modelo em colónias agrícolas que funda nos Estados Unidos. Funda em 1835 a Association of all classes of all nations.

·A New View of Society, 1813-1814. Cfr. ed. bilingue em português e inglês, Braga, 1976.

·The Book of New Moral World, 1820.

4Harrison, J. F. C., Robert Owen and the Owenites in Britain and America. The Quest for the New Moral World, Londres, Routledge & Kegan Paul, 1969.

(ver pacifismo).

Retirado de Respublica, JAM

"
Robert Owen (14 de maio de 1771 - 17 de novembro de 1858) foi um reformador social galês, e um filósofo socialista libertário. É considerado o pai do movimento cooperativo.


Filho de uma família de modestos artesãos. Após haver galgado os diferentes degraus da produção, a partir do aprendizado, tornou-se, por volta dos 30 anos, co-proprietário e diretor de importantes indústrias escocesas, de filiação em New Lanark. Ali, reduziu a jornada de trabalho para 10,5 horas diárias (uma avanço para a época), fez erguer casas para os operários, o primeiro jardim-de-infância e a primeira cooperativa.

Em 1817 evolui da ação assistencial para a crítica frontal ao capitalismo, tentando convencer as autoridades inglesas, bem como estrangeiras, da necessidade de reformas no setor de produção.

Fundou, nos Estados Unidos da América, a colônia socialista de Nova Harmonia, sem obter o êxito esperado.

Regressando a Inglaterra continuou na luta por seus ideais, até falecer aos 87 anos.

Ele era muito amigo do filósofo Fele de Barbosa, que possuía várias teses socialistas e comunistas."

Texto e foto retirados da Wikipédia

Vergonhas nacionais?

Ora digam lá se não estamos perante duas grandes vergonhas nacionais! E se não têm nada a ver uma com a outra! Não me admira que, assim, já tenha ouvido praguejar e mandar a democracia deste país das bananas à merda!
São mais duas tiradas de outros sítios, certamente já catalogados no index das maldições ou excomunhões! A julgar pela persistência das críticas, os respectivos autores ainda serão indexados como hereges do politicamente correcto!

Ao mesmo tempo que, segundo números da Comissão Europeia, o poder de compra dos trabalhadores portugueses registou, em 2006, a maior descida dos últimos 22 anos, a CMVM anunciou que, entre 2000 e 2005, os vencimentos dos administradores das empresas cotadas em bolsa duplicaram (e nas empresas do PSI 20 mais que triplicaram!). Isto é, enquanto pagam aos seus trabalhadores dos mais baixos salários da Europa a 25 (e todos os dias reclamam, sob a batuta do governador do Banco de Portugal, por "contenção salarial" e "flexibilidade"), esses administradores duplicam, ou mais que triplicam, os próprios vencimentos, vampirizando os accionistas e metendo ao bolso qualquer coisa como 23,9% (!) dos lucros das empresas. Recorde-se que o Estado é accionista maioritário ou de referência em muitas dessas empresas, como a GALP, a EDP, a AdP, a REN ou a PT, cujas administrações albergam "boys" e "girls" vindos directamente da política partidária (cada um atribuindo-se a si mesmo, em média, 3,5 milhões de euros por ano!). Se isto não é um ultraje, talvez os governos que elegemos (e o actual é, presumivelmente, socialista) nos possam explicar o que é um ultraje. O mais certo, porém, é que se calem e continuem a pedir "sacrifícios" aos portugueses. A que portugueses?»
Luísa Bessa
"De onde vem todo este dinheiro?" é a pergunta que perpassa, de modo quase obsessivo, o filme de Nani Moretti sobre Silvio Berlusconi. A pergunta fica no ar mas, a dada altura, o dinheiro cai, literalmente, sobre a cabeça do futuro primeiro-ministro italiano.

A imagem ocorre a propósito do comendador Joe Berardo, que partilha com Berlusconi alguns atributos. Um deles é a opacidade sobre a origem da sua fortuna. O outro é a atracção pelo negócio dos media, a que Berardo também sucumbiu mas que entretanto vendeu, com as habituais mais-valias. Num ponto não coincidem: enquanto Berlusconi se virou para a política, o comendador preferiu ser "mecenas" de arte moderna.

Berardo já passou por várias fases. Já comprou empresas, que entretanto passou a gerir, e depois vendeu. Foi o que fez nos jornais, por exemplo. Mais recentemente concentrou-se nos investimentos em bolsa, em algumas das "blue chips" nacionais, onde tem aplicados mais de 600 milhões de euros. Mas não perdeu o gosto pelas incursões hostis, que ele sabe que acabarão por ser dinheiro em caixa. Que o digam João Rendeiro, que o teve como sócio nas águas Frize, ou a família Guedes, que com ele convive agora numa sociedade "holding" de controle da Sogrape.

Ganhar dinheiro não é pecado. Pecado pode ser a forma como se ganha dinheiro. Ora como Joe Berardo – o homem que se veste sempre de preto sem que se saiba porquê, como consta na sua biografia na Wikipedia – só é discreto no vestuário, o seu comportamento dá muito nas vistas e chamou as atenções do "polícia" do mercado.

Que passou a estar atento ao ciclo das suas declarações de que está numa determinada empresa para ficar, para vender a seguir na primeira oportunidade. A questão é demonstrar se as declarações de Berardo representam uma manipulação do mercado, contribuindo objectivamente para fazer subir as cotações, de que vai tirar proveito mais tarde.

É matéria de difícil ou quase impossível prova, mas lá que existe um padrão nas intevenções do comendador, lá isso existe. E quando existem demasiadas coincidências, há razões para desconfiar.

O "modus operandi" de Joe Berardo pode não ter nada de ilegítimo. Não é crime ser especulador financeiro. E se Berardo usa a comunicação social para passar a sua mensagem, a comunicação social também o usa a ele para bater a concorrência, vender jornais ou tempo de antena.

A verdade é que o sucesso do comendador suscita invejas e o seu estilo predador deixa um rasto de inimigos. Como não nasceu em berço de ouro e cultiva um estilo controverso, Berardo é um alvo fácil de maledicência.

Também discutível é o veículo que utiliza para o investimento em bolsa. Ao fazê-lo através da sua fundação, reconhecida como instituição de solidariedade social, Berardo tem direito a um conjunto de benefícios fiscais, nomeadamente à isenção de impostos sobre mais-valias, condicionada à sua aplicação na própria fundação. Mas como não há ninguém que fiscalize a forma como os dinheiros são aplicados, a situação configura uma espécie de paraíso fiscal.Que o Governo – este e todos os outros que o antecederam, pelo menos desde António Guterres – pactue com esta situação, sem clarificar o regime legal das fundações, só não é motivo de escândalo porque já nada escandaliza neste país à beira mar plantado.»

Heresia? Parece, mas ... não é!

Apenas mais uma daquele Sr. Pina

Não é, não, depois de mais uma edição do "Politilendo" em que se falou do ocultismo da Igreja! É tão só mais uma evocação de marcas (talvez apenas isso?) que nos modelam, eventualmente de forma irremediável, algumas das nossas capacidades fundamenais como ser humanos! Mas, a traduzir o resultado dos ganhos sociais que o conhecimento progressivo vai provocando (ou racionalizando a dinâmica cultural, para referir esta definição do Mischa Titiev 1), estamos perante uma autêntica revolução na "Revelação" da Fé!

Mais uma vez, a Igreja! E eu que também tenho reminiscências do meu 'céu', apreendido no catecismo da minha infância! Muito participativamente! Acólito e tudo! E depois? Depois foi Lisboa e o Liceu D. João de Castro! E a "musicologia da libertação"! E o MAEESL de 71 e 72! E Amesterdão, Krishna, Buda e o Corão! E depois sou Eu! Então?

"O Além mais "simplex"

A "simplexificação" chegou ao Além. A Igreja acaba de desactivar o limbo, morada das almas das crianças não baptizadas, mortas sem terem tido tempo de cometer pecado mortal nem de se redimirem da culpa de terem nascido. Aos 10 ou 11 anos, eu imaginava o limbo como morada também das almas dos animais (como podia eu admitir que a minha afectuosa gata "Gira" não tivesse alma e o meu professor de Matemática tivesse?) e, tendo-me alguém convencido de que a Igreja só teria concedido alma às mulheres a partir do Concílio de Trento (teriam então Santa Cecília, Santa Ágata ou Santa Genoveva, perguntava-me eu, sido santificadas sem possuírem alma?), que seria também esse o destino das suas "proto-almas", ou lá o que mulheres teriam até essa data no lugar da alma. O limbo dava-me um jeito enorme para arrumar as almas puras que escapavam às severas regras de acesso ao Paraíso que me ensinavam na catequese. Agora a Igreja concluiu que o limbo reflectia, afinal, "uma visão excessivamente restritiva da salvação" e decidiu extingui-lo e transferir administrativamente as almas excedentárias para o Paraíso. Mesmo sem ser teólogo, eu sempre soube, porém, que as almas das crianças e as dos animais, como diz o Corão, "estão reunidas junto do Senhor" (Corão, 6, 38)."

Retirado da "Última" do JN de 2 de Maio
(1) TITIEV, Mischa, Introdução à Antropologia Cultural, Fundação Calouste Gulbenkian, 5ª ed., Lisboa, 1985, pp. 163 e ss.

Eu bem digo que este Jornal é uma grande Escola

Ter "bolinhas pretas" já foi sinónimo de prestígio! ... (?)


Bem me pareceu ter ouvido um sinal de estrondo quando, um dia destes, esperando por um Professor nos corredores de uma instituição de ensino superior, onde decorria uma reunião do Conselho Científico em que ele participava, alguém disse NÃO! E toda a Instituição ouviu aquele esfarrapar de porta! A quê? Porquê? Parece que agora, publicamente, alguém veio dizer algo sobre o assunto (a não ser os posts algo inconvenientes de meu mui citado mestre JAM).
Trata-se, então, de mais esta 'bicada' do Jornal de Negócios, pela pena dessa sua autora que é a Luisa Bessa:

"Bolas pretas nas universidades

Não é só a bolsa que está ao rubro. O ambiente também está quente nas universidades. Só não há grandes manifestações de rua porque os estudantes estão sem aulas e a braços com exames. O debate que está em curso sobre o Regime Jurídico para as Instituições do Ensino Superior, que ontem foi discutido na Assembleia da República, é do maior interesse para o País,
pois está em questão o modelo de governo das instituições do ensino superior.

É o princípio do fim da Lei da Autonomia, que rege as universidades há quase 20 anos, e que se foi responsável pelo desenvolvimento do ensino superior em Portugal (basta ver que em 2005 se formaram 1.177 doutorados, mais do que os 770 de toda a década de 70 e mais de metade dos que saíram nos 80) também se transformou, nos últimos anos, em parte do problema.

Os estudantes criticam a proposta do Governo porque vão perder peso nos órgãos de gestão, assim como o corpo de funcionários. Mas a grande contestação vem mesmo dos reitores.

O que quer Mariano Gago que desagrada tanto a quem dirige as universidades? Há vários aspectos, como a mudança do processo de eleição do reitor, que passa a poder ser recrutado fora da universidade, mas o que tem originado a maior oposição é a possibilidade de algumas faculdades ou centros de investigação se transformarem em fundações de direito privado, autonomizando-se das universidades a que pertencem.

Os reitores temem o desmembramento das suas universidades, que podem ficar esvaziadas das unidades mais dinâmicas, com melhor qualidade científica e maior nível de receitas próprias, que são precisamente as que podem cumprir os requisitos exigidos pelo modelo fundacional. Mas o único argumento que parece razoável na sua argumentação é o risco de se criarem instituições sem massa crítica, num momento em que a tendência vai precisamente no sentido inverso.

Na essência, a proposta aponta no sentido certo: distinguir quem é diferente e estabelecer uma cultura de mérito que tanto falta no ensino português, como aponta o economista Luís Cabral, na entrevista que pode ler nesta edição do Jornal de Negócios.

Os reitores até podem ter razão na crítica à pressa de Mariano Gago em forçar a aprovação da lei e à sua falta de disponibilidade para envolver todos os agentes num modelo que nunca poderá ser completamente consensual, sob pena de não mudar nada. Mas toda a sua argumentação fica fragilizada perante um caso como o chumbo de Saldanha Sanches nas provas de agregação para professor Catedrático na Faculdade de Direito de Lisboa.

Se Saldanha Sanches tivesse sido chumbado, assumindo os membros do júri o seu sentido de voto, nada haveria a dizer. Divergências de opinião entre académicos fazem parte da vida e não pode haver progressão académica sem avaliação. O mesmo não se aplica ao recurso ao método cobarde das bolas pretas.

Esta pequena história é a demonstração de que a universidade precisa de mudar. A instituição que é o berço do conhecimento não pode ficar refém dos piores vícios da sociedade portuguesa e ser um obstáculo à inovação, como tem acontecido. Tudo o resto acaba por ser acessório."

Retirado do J. de Negócios

Sobre a "bizarria" dos esquemas mediocráticos

Então como é que o Poder político vai controlar os media? Ou estaremos perante mais uma figura utópica de que, num Estado de Direito (...?) Democrático (...???...), não há controle dos media? E se há, como se concretizará essa mediocracia discreta? Através de editais públicos?
Enfim, eis mais esta peça escrita por um dos articulistas do JNegócios, a tal "escola" ...

" Balsemão ataca Governo

Os media têm que “renunciar a esquemas bizarros de controlo pelo poder político”
Pinto Balsemão fez ontem um discurso bastante critico à intervenção do Governo e do ministro Augusto Santos Silva no sector dos media. Para o presidente da Impresa, os media têm que renunciar a “esquemas bizarros e antiquados de controlo pelo poder político”.

Nuno Carregueiro


nc@mediafin.pt

No jantar da Confederação Portuguesa de Meios para a Comunicação Social, que decorreu ontem à noite, Balsemão afirmou que "o que me preocupa é o facto de o Governo, a maioria parlamentar do PS e, em particular, o ministro responsável pela área da comunicação social não compreenderem - ou não quererem compreender - o que está em jogo".

O presidente da Impresa que os novos desenvolvimentos no sector dos media obriga a "modificar o conceito de regulação, a aligeirar a intervenção dos reguladores".

E para o sector dos media encontrar uma solução vencedora para enfrentar o novo cenário, "envolve abertura, visão estratégica, capacidade de trabalhar em conjunto, bem como compreensão pelos mecanismos libertadores da sociedade civil, entre os quais a auto-regulação e a consequente renúncia a esquemas bizarros e antiquados de controlo pelo poder político".

No seu discurso Pinto Balsemão acusa ministro da tutela dos media de criar novas leis para controlar os media, dizendo mesmo que "a fúria legislativa não pára".

"O Governo propõe e o Parlamento aprova regulamentações para todos os gostos, e controlos rígidos, que vão desde a formação do capital das empresas, à programação das televisões, a quem pode e não pode ser director de um jornal, aos estatutos editoriais, aos códigos de conduta jornalística, aos livros de estilo, e aos próprios conteúdos, constantemente monitorizados por uma Entidade Reguladora à qual as sucessivas leis concedem poderes acrescidos", refere.

"Longe vão os tempos do Plano Tecnológico e da lufada de ar fresco que ele parecia querer introduzir", acrescenta.

"Pelo contrário, é flagrante e constante a insistência governamental em proibir, travar, limitar, burocratizar, impedir a adaptação e o aproveitamento, pelas empresas e pelos profissionais, da revolução em curso, da inovação constante, em matéria de informação, de entretenimento, de criatividade, de distribuição de conteúdos, de direitos de autor, de publicidade, etc..", acusa, acrescentando que "peça a peça, o cerco vai-se completando".

E diz que o Governo não está preocupado com esta estratégia do cerco. "A competitividade de um sector tão crucial como o dos media não é minimamente importante. O que interessa é burocratizar, espartilhar, controlar, cortando cerce as aspirações de convergência multimédia, de crescimento, de internacionalização que qualquer empresa de media deve ter, num mundo em acelerada mutação, em especial as privadas que não vivem do dinheiro dos contribuintes", refere.

Acerca da criação da Entidade Reguladora para a Comunicações Social (ERC), Pinto Balsemão diz que "por este caminho, ainda chegaremos ao extremo de haver quem apresente previamente os conteúdos à ERC, com medo das coimas, prisões, etc"

"Se, afinal, a estratégia do cerco não for apenas uma aflitiva falta de visão, mas um opção ideológica ou, o que é pior, uma mera tentativa organizada de controlo dos media, a questão é efectivamente muito grave. Uma democracia não funciona, não existe sem meios de comunicação social livres, ou seja, não orientados, não vigiados, não controlados", acrescentou Balsemão.

Quando a abstenção vence, vence o quê?

Quanto não vale a pena ouvir = ler as pequenas (passo a imodéstia) lições de "Pedrito", daquela "escolita" JN: Eis mais uma deste

Pedro S. Guerreiro

Lisboa é uma cidade acelerada, Capital com ambições de cosmopolitismo mas ciclópica no seu centralismo; tem mais actividade política e económica que qualquer outra paragem portuguesa; é a mais rica e tributada das regiões; aí circulam 8,1 milhões de turistas por ano, com 12 milhões a aterrar na Portela; há meio milhão de automóveis em trânsito por dia e 235 milhões de passageiros nos autocarros públicos por ano.
Pois nesta cidade grande, à volta da qual gravitam 2,1 milhões de pessoas; onde, dessas, vivem 556 mil; onde votam 532 mil eleitores; onde há doze candidatos a uma Câmara Municipal aprisionada por gravíssimos problemas financeiros; nesta cidade foi ontem eleito um líder. Por cerca de 60 mil pessoas.

É um resultado miserável. Se fosse um referendo, não era vinculativo e nada decidia, por falta de representatividade. Que representatividade tem então o sufrágio deste fim-de-semana? E como é possível que haja quem grite "vitória"?

A vitória foi da abstenção. O que significa que derrotados estamos todos. Só uma cidade sem esperança volta tão nitidamente as costas às urnas.

A elevadíssima abstenção nas eleições de ontem em Lisboa terá várias explicações. Em dia de chuviscos, a praia nem foi uma delas, mas o mês de férias sim. O pouco ambicioso conteúdo e a extensão da campanha será outra razão. E o ambíguo significado que estes resultados eleitorais em Lisboa podem ter na avaliação do Governo não é esclarecedor. Tudo isto poderá ser mais ou menos analisado. E mesmo detectados os "responsáveis", começando pelos próprios candidatos e abrindo um parêntesis para os juízes do Tribunal Constitucional, que adiaram o sufrágio duas semanas para dar tempo para a recolha de assinaturas (quando podiam ter mantido a data de 1 de Julho e prolongado o tempo para a entrega das assinaturas).

Mas nada disto tapa o essencial. Uma abstenção tão elevada não pode se não ser entendida como uma prova de falta de crença nas pessoas e nos projectos a votos. De duas uma: ou os eleitores não se mobilizaram por desmotivação e isso é um sinal amarelo ao sistema; ou, semáforo encarnado, eles mobilizaram-se motivados por uma expressão espontânea e silenciosa de reprovação não ao sistema mas aos políticos que por lá andam.

Esses mesmos políticos franzirão agora graves sobrolhos de preocupação. Mas a coisa passa-lhes rapidamente. Pedir reflexão aos partidos sobre estes resultados é inútil. A tendência vem de longe e, tirando os rescaldos eleitorais, mais ninguém se lembra que, tirando a expressiva votação em Cavaco Silva (que foi eleito com o voto de 2,7 milhões de portugueses), os nossos deputados e muitos presidentes de câmaras foram eleitos por percentagens que escondem números relativamente baixos de votantes. Rui Rio, por exemplo, venceu as eleições à segunda maior cidade do País à frente de uma coligação que teve... 63 mil votos.

António Costa ganhou as eleições mas não ganhou uma cidade. A única vantagem que tem é que as expectativas são baixas - e é mais fácil surpreender quando se espera pouco do que cumprir grandes desígnios. Mas até lá, talvez se deva pensar em expandir os meios de votação à Internet. Mas sobretudo perceber que, como acontece na economia, quando a "procura" não compra um produto é porque a "oferta" não satisfaz as necessidades. O problema é sempre da oferta. Dos partidos. Dos políticos. Dos governantes. Das oposições. E da democracia.”

Lições sobre este "Tempo Que Passa"

Veio-me à ideia a figura axiológica da humildade.

E, segundo creio tratar-se, até, de um conterrâneo vimarânico, não lhe encontrarei (não só por isso, mas também, entre ainda outras razões, pelo facto de lhe serem historicamente reconhecidos méritos antifascistas), grandes dificuldades em assumir a tal humildade positiva (a tal que não é, nunca, pobreza de espírito ou de estado de alma para ninguém), pois por certo terá sido esse um dos pilares da educação social que recebeu naquela sua arquétipa urbe natal.

E, porque eu também sei o que significa a fundacional vimaranidade, reconheço que, muitos mais que o Dr. Alberto Martins, tanto dentro como, e muito, fora do seu grupo partidário, deverão ler esta magnífica lição, apresentada pelo aqui meu mui citado mestre de Ciência Política JAM. E, mesmo pela sua amplitude, não me coíbo de a tanscrever aqui, no PUBLICISTA, na íntegra:

"Recordações de democracia para os democratas que ainda têm a humildade de aprender lições de democracia

Assisti ao debate parlamentar sobre os sucessivos sinais de deriva pouco democrática, onde toda a oposição se uniu contra um PS que apenas declarou não receber lições de democracia de ninguém, como aqui previ com as letras todas. O discurso do PS foi proferido por Alberto Martins que nunca foi histórico de um partido a que aderiu, tarde, embora a boas horas. O do PSD por Zita Seabra, também chegada ao partido de Sá Carneiro ainda mais tarde e também a boas horas. O melhor discurso foi o da coragem de Manuel Alegre, o eterno poeta dissidente que, mais uma vez, praticou a liberdade de que continua a ser a voz, mais autêntica do que a dos ventríloquos e porta-vozes dos sistemas que perderam o sonho e a ideia de obra.


Valia a pena que o PS estudasse, com toda a humildade, algumas lições de democracia sobre o spoil system, o sistema dos troféus, correspondente ao sistema norte-americano de nomeação de novas equipas, depois da eleição de um presidente, um modelo instituído por Andrew Jackson no primeiro quartel do século XIX.

Max Weber definia-o como a atribuição de todos os postos da administração federal ao séquito do candidato presidencial vitorioso, salientando que, a partir de então, surgiu um novo esquema de partido, entendido como simples organização de caçadores de cargos, sem convicção alguma.

Com António Guterres, o spoil system passou a ser traduzido em português por jobs for the boys, antes de Durão Barroso o volver em boys for the jobs. E terá sido com base nesta experiência que Bailey considerou a política como um jogo onde os competidores actuam numa arena visando a conquista de troféus.


O que levou ao aparecimento, no modelo norte-americano, do boss, do empresário político capitalista que procura votos em benefício próprio, sem ter uma doutrina e sem professar qualquer espécie de princípios. Um político profissional típico que trata de atacar os outsiders que lhe podem ameaçar os futuros rendimentos, isto é o futuro poder.

A degenerescência em causa pode tornar-se numa rotina, a que até podemos dar o belo nome de flexissegurança, constituindo mais uma das novidades reformistas do socratismo, nascida dos nortenhos pioneirismos da DREN-Margarida Moreira e das reformas à moda do Minho do deputado Gonçalves, para não falarmos de outras voltas em Alcobaça, contra o blogue de Balbino Caldeira, com as consequentes caixas de esgoto daquela espiral de teorias policiescas da conspiração e dos seus irmãos-inimigos da perspectiva da cabala anti-situacionista. Veremos quem será depedido no final de um jogo que até pode ir de vitória em vitória até a uma derrota final que poderá ser mais encurtada no tempo.


Sou obrigado a recordar ao senhor deputado Alberto Martins parcelas de uma carta aberta que, para ele emiti, no começo do guterrismo: que "só pode haver uma democracia autêntica quando nela existir uma parcela de direita em dialéctica com uma parcela de esquerda, a tal base indispensável para o pluralismo que permite a alternância e garante o necessário controlo do poder.

Aliás, a existência de uma direita e de uma esquerda, enquanto posições relativas a um certo tempo e a um certo espaço, só são possíveis numa democracia pluralista e numa sociedade aberta, dado que, nas degenerescências da usurpação, do despotismo, da tirania, da ditadura e do totalitarismo, os usurpadores, os déspotas, os tiranos, os ditadores e os agentes do totalitarismo, venham de anteriores posições de direita ou de esquerda, assumem-se, precisamente, contra a existência das parcelas, das partes, das faccções ou do partidos, proclamando, quase sempre, que, depois deles, deixou de existir a direita e a esquerda. Todas as degenerescências antidemocráticas tendem, com efeito para a monocracia, vício que também costuma marcar os vanguardismos e os cesarimos, sempre satisfeitos com as votações dos 98% e dos 99% que, na maior parte dos casos, não são votações mas rituais litúrgicos de consagração do monolitismo.


Entre nós, o Doutor Salazar, que não veio da esquerda, que não era democrata, que proibiu os partidos e que nos governou, primeiro, em ditadura e, depois, em autoritarismo, pode ter sido genial, mas seria anacrónico considerarmos que a direita e a esquerda das nossas presentes circunstâncias estão condenadas a ser, respectivamente, salazaristas ou antisalazaristas.

O totalitarismo nazi era tão nacionalista quanto o jacobinismo esquerdista da Revolução Francesa e tão socialista quanto todos os socialismos. O totalitarismo fascista de Mussolini foi gerado por um antigo militante socialista, marcado pela memória messiânica do republicanismo maçónico de Mazzini. O totalitarismo comunista de Estaline e de Mao, esses sim, vieram mesmo da esquerda. Todos, contudo, se irmanaram na abolição da esquerda e da direita, proibindo, prendendo e assassinando os opositores. Entre todos eles, venha o diabo e escolha!


Perguntar a um direitista se ele denunciou o autoritarismo salazarista é tão insignificante quanto perguntar a um actual deputado socialista se ele denunciou, na altura certa, o estalinismo, o maoísmo ou o sovietismo vigente até 1989. O Dr. Mário Soares, que chegou a ter juvenis apoios ao estalinismo, foi um dos nossos melhores professores de democracia. Da mesma forma, só um vesgo de espírito pode negar a envergadura libertacionista de Sá Carneiro, apenas porque este foi deputado independente nas listas do partido único do regime da Constituição de 1933.

Contra o nazismo e o fascismo, ergueram-se muitos esquerdistas, mas seria injusto esquecermos que alguns dos mais eficazes opositores a essa barbárie quase demoníaca vieram da direita conservadora, à maneira de um tal Winston Churchill ou de um tal Charles de Gaulle, tal como eram da direita, e conservadores, os principais membros da resistência alemã a Adolfo Hitler, com destaque para o chamado círculo de Kreisau. Da mesma forma, houve muitos socialistas e homens de esquerda que tiveram a triste sina do colaboracionismo com o nazi-fascismo, como foi flagrante na França de Vichy, com Laval e outros mais que, depois, hão-se ser heróis da esquerda mais recente.


Aliás, em Portugal, talvez importe recordar que o líder do 28 de Maio, Gomes da Costa, era um antigo militante do partido radical e que alguns dos históricos opositores ao salazarismo eram tão direitistas quanto Paiva Couceiro e tão católicos quanto Lino Neto, para não falarmos das origens retintamente fascistas de Humberto Delgado e da marca direitistas de alguns dos mais distintos apoiantes da respectiva candidatura, onde passsaram monárquicos como Rolão Preto, Vieira de Almeida ou Luís de Almeida Braga, um pouco à imagem e semelhança daqueles miguelistas que se irmanaram com os setembristas na Maria da Fonte e na Patuleia, contra a degenerescência cabralista.

Ninguém pode esquecer a presença direitista nas revoltas da Mealhada e da Sé, e, nas próprias origens conspirativas do 25 de Abril, há uma ampla coalisão, onde não faltam oficiais monárquicos, conservadores e direitistas, reflectindo as razões que levaram os próprios Congressos Republicanos de Aveiro a terem passado a Congressos da Oposição Democrática, num movimento onde homens como Francisco Sousa Tavares, Gonçalo Ribeiro Telles ou Henrique Barrilaro Ruas, não podem ser esquecidos.


O mais importante talvez não esteja nestas viagens retroactivas pelo Ancien Régime, mas antes na circunstância da reconstrução pós-revolucionária da democracia, desencadeada a partir do 25 de Novembro de 1975, ter sido obra tanto da esquerda como da direita. Se a partir de então retomámos as senda da democracia prometida em Abril de 1974, tal só foi possível porque a força de Ramalho Eanes, Jaime Neves e Melo Antunes foi mais forte que o vanguardismo da esquerda revolucionária, dos comunistas e dos otelistas político-militares, permitindo o respeito pelo voto livre de 25 de Abril de 1975 e pelos anseios manifestados pelos manifestantes da Alameda e das muitas outras alamedas dos católicos que, a partir de Aveiro e de Braga, geraram a primeira revolução de veludo da chamada terceira vaga da democracia, conforme Samuel P. Huntington, onde Mário Soares não foi Keresnki e Ramalho Eanes se assumiu como o anti-Totski e o anti-Lenine.


Como membro da tribo político-cultural de direita, como antigo militante e dirigente de um dos partidos nucleares do arco constitucional do actual regime democrático, gostaria de declarar a Vª Exª que esta democracia é também obra da minha tribo, desses sociais-democratas não marxistas, desses democratas-cristãos, desses liberais, desses conservadores e desses direitistas, entre os quais estão alguns honrados membros do actual governo, que, em Abril de 1975, votaram contra os comunistas e o esquerdismo vanguardista do PREC, que apoiaram Ramalho Eanes e que fundaram a AD, com o PSD, o CDS, o PPM e os antigos socialistas do grupo dos reformadores, onde, ao que parece, circulavam nomes como Medeiros Ferreira, António Barreto e Francisco Sousa Tavares, não esquecendo a adesão ao sá-carneirismo da poetista Natália Correia.

Isto é, muita gente da tribo político-cultural da direita chegou bem mais depressa à democracia prática que muitos proclamados democratas da democracia vanguardista que pensam que o antifascismo de há mais de vinte e cinco anos tem de ser superior à livre manifestação da vontade popular através do efectivo sufrágio universal, como o temos praticado desde 25 de Abril de 1975.


A democracia vive-se e pratica-se. Aprende-se, fazendo-a, sujando as mãos nos compromissos com as circunstâncias do Estado de Direito. Os que apoiaram as figuras simbólicas de Sá Carneiro, Amaro da Costa e Francisco Sousa Tavares, para falar apenas nos ausentes sempre presentes do regime que temos, não precisam de pedir certificados de democrata a outros democratas com outras histórias, que talvez não tenham votado PS, PPD, CDS ou PPM em 25 de Abril de 1975, nem Eanes nas primeiras presidenciais. O democratas da democracia pluralista não precisam de pedir certificados de democrata a certos antifascistas de antanho que, depois da democracia restaurada, tentaram impor um novo totalitarismo, prendendo e matando os que não tinham o perfil dos manuais terroristas do antifascismo, para não falarmos nos grandes latrocínios da chamada Reforma Agrária e das nacionalizações decretadas nas noites posteriores ao 11 de Março, quando algumas vozes do vanguardismo chegaram a propor a restauração da pena de morte que, em 1852 e 1867, foi abolida pela direita liberal, conservadora e monárquica da regeneração. Um assassino que seja antifascista ou anticomunista não deixa de ser assassino. Um ladrão que se diga democrata, não deixa de ser um ladrão.

Um antigo apoiante do salazarismo pode ser, hoje, tão democrata quanto um antigo apoiante do estalinismo ou do maoísmo. Já tivemos antigos ministros do Estado Novo como ministros e deputados do partido de Vª Exª, bem como antigos marxistas-leninistas, incluindo estalinistas e maoístas, em governos de direita, e ainda bem!

Aqui ao lado, em Espanha, foi o rei imposto por Franco que salvou a actual democracia espanhola e ninguém, por lá, duvida do fundacionismo democrático de antigos falangistas, como Dionisio Ridruejo, de antigos direitistas da CEDA ou do homem do aparelho franquista Adolfo Suárez. Ninguém em França duvida do socialismo de Miterrand, apesar do seu passado colaboracionista com Vichy ou dos seus juvenis elogios a Salazar. Os certificados de democrata medem-se pelos serviços prestados à democracia. Confundir defensores da democracia com simples antifascistas, pode ser confundir o trigo da seara democrática com muito joio de má memória. Basta recordar que muitas das vítimas do terrorismo antifascista são precisamente antifascistas e esquerdistas. Os mais recentes alvos humanos do terrorismo da ETA eram destacados socialistas e não empedernidos franquistas. Os primeiros ataques do PREC contra a liberdade em Portugal tiveram como alvo o jornal símbolo do antifascismo lusitano, A República, órgão do socialismo e da maçonaria, quando o novo antifascismo chamava fascista a Mário Soares.

O actual regime político português, que Vª Exª serve, se deve a Mário Soares o facto deste não ter repetido os vícios dos republicanos de antes do 28 de Maio, muito também deve à circunstância de Sá Carneiro e da Aliança Democrática, depois de Eanes e do 25 de Novembro, terem dado à democracia que vamos vivendo o apoio sociológico daquela direita que, felizmente, constitui cerca de metade do país. Sem esse apoio eleitoral nunca Vª Exª poderia ter sido deputado do PS. Sem essa resistência anticomunista nunca os ex-comunistas da Plataforma de Esquerda poderiam ascender a membros do actual governo e da actual bancada parlamentar da nova maioria, aceitando-se uma reconversão que, na maioria dos casos, aconteceu depois de Gorbatchov e da queda do muro de Berlim.

Quando pessoas como o senhor deputado Alberto Martins ingressam na classe política democrática, depois de muitas memórias, como o Maio de 68, algum vanguardismo neo-iluminista e certas ilusões otelistas, a democracia fica mais forte e mesmo os adversários da outra tribo agradecem poder praticar-se aquela essência da democracia que é o diálogo com o adversário, como assinalava Ortega y Gasset.

Gostaria que a tribo político-cultural da direita e a tribo político-cultural da esquerda caminhassem cada vez mais para o centro, isto é, que se opusessem entre si, mas firmando os lugares-comuns daqueles valores essenciais das coisas que todos devemos amar e sem as quais não é possível uma comunidade política, que é sempre uma comunidade de significações partilhadas. Toda a dissolução dessas coisas que se amam, como a pátria, a liberdade e a democracia, dessas ideias pelas quais vale a pena morrer, contribui para que a coisa pública se depublicize e se corrompa. E quando falha a res publica, falha a communio e falha o consensus juris. Isto é, não há democracia sem comunidade nem Estado de Direito, onde os nomes da igualdade e da justiça coincidem".