Estuda em Bona teologia e filologia clássica em 1864, sendo aluno de Ritschl. No ano seguinte passa para Leipzig. Professor de filologia em Basileia a partir de em 1869. Influenciado pelo pessimismo e irracionalismo de Schopenhaer. Contacta Wagner. Doente desde 1876, deixa de ser professor em 1879. Passa a viver na Itália e na Suíça. Sofre de doença mental incurável desde 1889. Considera necessário que se supere a metafísica, considerada uma produção do homem decadente. Defende que o super-homem não é um democrata igualitarista nem um anarquista, mas um novo nobre. Não é uma nova espécie de homem nascida de uma mutação biológica, mas o homem de hoje nascido da educação e da selecção. Se considera que o Estado democrático é o ídolo dos fracos, não deixa de qualificar o anarquista como um nihilista, um homem ressentido e um decadente. O poder deve pertencer a uma raça pura e nobre, a uma nova e rara aristocracia, anti-cristã e anti-dionisíaca, que, sobre as ruínas dos falsos valores edificará um novo mundo político. ► Goyard-Fabre, Simone, Nietzsche et la Question Politique, Paris, Éditions Sirey, 1977. ¾Philosophie Politique. XVème-XXème Siècle (Modernité et Humanisme), Paris, Presses Universitaires de France, 1987, pp 444 segs...
► Strong, Tracy B., F. Nietzsche and the Politics of Transfiguration, University of California Press, 1975.
► Valadier, Paul, Nietzsche et la Critique du Christianisme, Paris, Éditions du Cerf, 1974. 4Bénoîst, Alain, Vu de Droite, trad. port. Nova Direita/Nova Cultura, Lisboa, Edições Afrodite-Fernando Ribeiro de Melo, pp. 61-68.
► Blondel, Jacqueline, «Nietzsche», in Dictionnaire des Oeuvres Politiques, pp. 603-617. 4Châtelet, François, Pisier-Kouchner, Evelyne, Les Conceptions Politiques du XXème Siècle. Histoire de la Pensée Politique, Paris, 1981, pp. 24-44.
► Ebenstein, William, Ebenstein, Alan O., Great Political Thinkers, pp. 784 segs.. 4Freitas, Manuel Costa, «Nietzsche», in Logos, 3, cols. 1158-1167.
► Maltez, José Adelino, Ensaio sobre o Problema do Estado, Lisboa, Academia Internacional da Cultura Portuguesa, 1991, II, p. 173.4Theimer, Walter, História das Ideias Políticas, trad. port., pp. 448 segs...
Retirado de Respublica, JAM
Foto picada do Google