sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Nepotismo

Do latim nepos, sobrinho. Diz-se de todo o abuso de poder a favor de parentes e de amigos. A expressão começou por ser aplicada aos favores concedidos pelos papas a membros da respectiva família, onde se destacaram tanto os papas de Avinhão como Alexandre VI, Leão X e Paulo III.

Retirado de Respublica, JAM

"Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.
Originalmente a palavra aplicava-se exclusivamente ao âmbito das relações do papa com os seus parentes, mas actualmente é utilizado como sinónimo da concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público. Distingue-se do favoritismo simples, que não implica relações familiares com o favorecido.
Nepotismo ocorre, assim, quando, por exemplo, um funcionário é promovido por ter relações de parentesco com aquele que o promove, havendo pessoas mais qualificadas e mais merecedoras da promoção. Alguns biólogos sustentam que o nepotismo pode ser instintivo, uma maneira de seleção familiar. [Neste último sentido, deve confrontar-se com a meritocracia].
Um grande nepotista foi Napoleão Bonaparte. Em 1809, 3 dos seus irmãos eram reis de países ocupados pelo seu exército.
Outro exemplo (menos usual) ocorre quando alguém é acusado de fazer fama, às custas de algum parente já famoso (especialmente, se for o pai, a mãe, ou algum tio ou avô)."

Retirado (e adaptado) da Wikipédia

(ver, também aqui)

Consultar, sobre o conceito de meritocracia, o excelente artigo de BESSA, António Marques, in POLIS, Enciclopédia, vol. 4, Editorial Verbo, Lisboa, 1985.