quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Bipartidarismo

Quando um sistema político se divide em dois segmentos, em duas partes.
Tendência natural do sistema parlamentar, quando os votos se polarizam entre o sim e o não. Marcado pelo chamado princípio do duelo lógico, estabelecido por G. Tarde, segundo o qual, quando surge um problema grave, as opiniões tendem a agrupar-se em dois blocos, o dos que estão a favor e o dos que estão contra.

Retirado de Respublica, JAM


09-06-01bipartidismo_pt.jpg.jpeg


"O bipartidarismo é uma situação política em que apenas dois partidos dividem o poder, ou constitucionalmente ou de facto, sucedendo-se em vitórias eleitorais, em que um deles conquista o governo do país e o outro ocupa o segundo lugar nas preferências de voto, passando a ser a oposição oficial e institucionalizada.

Esta situação depende de estes dois partidos atraírem quase exclusivamente a atenção dos media e da opinião pública, passando os demais partidos despercebidos pela maior parte da população.

Existem graus sobre o bipartidarismo, sendo alguns sistemas políticos mais bipartidaristas que outros. Em geral, em certa medida, a maioria dos sistemas favorecem este fenómeno, embora alguns sejam organizados, desde a raíz, de forma a provocar a polarização do eleitorado.

(...)


Críticas ao bipartidarismo


Em relação à idoneidade ou não do bipartidarismo na democracia, existem opiniões contrapostas. Há quem pense que é positivo porque ajuda a estabilidade política e geral de um país, enquanto outros acreditam que supõe uma diminuição pouco saudável de opiniões representadas nos organismos de poder.

Estabilidade versus representatividade têm sido sempre os factores encontrados. A máxima estabilidade seria representada pelos regimes unipartidaristas, as ditaduras e as monarquias, e outras variedades de regimes não-democráticos ou não-republicanos. (...)

O bipartidarismo deve realimentar-se já que muitos eleitores, pensando que votar noutros partidos políticos é desperdiçar o voto (por ser muito improvável que consigam representação parlamentar), acabam por eleger entre uma das duas opções maioritárias. É o que se denomina voto útil e que os partidos maiores usam como argumento para atrair os eleitores de partidos minoritários, coagindo assim ainda mais o sistema bipolarizado."


Retirado da Wikipedia (os arranjos ortográficos são nossos)

Imagem tirada daqui