quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Etzioni, Amitaï

Três tipos de poder


Professor na Universidade de Columbia. Na teoria do poder, distingue três tipos: o physical power, o poder proveniente da coerção; o material power, o poder que se fundamenta na capacidade de distribuir ou de recusar vantagens materializáveis; e o normative ou symbolic power, o poder que se fundamenta na aptidão para se mobilizarem convicções.

Noção de comunidade política

Considera a comunidade política como a unidade social que dispõe de mecanismos de integração autárcicos, isto é, que não depende de unidades, supra-unidades ou subunidades exteriores para manter as fronteiras, a estrutura interna e a organização política.

Três tipos de integração política

Salienta que existem três tipos de integração política, conforme os três tipos de poder. O poder físico gera uma integração política marcada por um poder de coacção superior a qualquer outro ao dispor dos respectivos membros. O poder material leva a uma integração política onde surge um centro de decisão com poder para influenciar a repartição de bens. O poder simbólico ou normativo gera um centro principal mobilizador da lealdade política dos respectivos membros.

Retirado de Respublica, JAM