quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Luta

O jurista Rudolf Von Ihering, em Kampf ums Recht, de 1872, vem considerar que a luta pela existência é a lei suprema de toda a criação animada; manifesta-se em toda a criatura sob a forma de instinto de conservação. Partindo desta premissa,assinala que a manutenção da ordem jurídica, por parte do Estado, não é senão luta incessante contra a anarquia que o ameaça e que, como em todas as lutas, não é o peso das forças postas em presença que faz pender a balança.


Luta competitiva

(Schumpeter). Considera que a democracia se aproximava da luta competitiva, nomeadamente por causa do método eleitoral. Base do modelo da public choice e da rational choice


Luta pelo poder

Ideia básica da politologia norte-americana dos anos cinquenta e sessenta, representada por autores como Lasswell e C. Wright Mills. Como este último expressa, a política é, sobretudo, uma luta pelo poder que assenta, se necessário, na violência.

Luta pela Constituição
Segundo Eric Weil, à autocracia opôs‑se a luta pela Constituição, "o resultado de uma revolução ou de uma luta, ou de uma recusa do governo autocrático".

Luta (A)
O primeiro jornal com este título foi publicado de 1874 a 1887 e era órgão do Partido Regenerador. O segundo nasceu em 1906, sob a direcção de Brito Camacho, tendo-se depois de 1911 transformado é órgão do partido unionista. O terceiro nasceu em 25 de Agosto de 1975, dirigido por Raúl Rego, asumindo-se como uma espécie de voz diária do Partido Socialista.

Retirado de Respublica, JAM