domingo, 21 de outubro de 2007

Milenarismos

O conceito de milénio no Apocalipse de S. João: a crença de que Cristo voltará para estabelecer um reino de mil anos antes do Juízo Final. De Joaquim Fiora ao gnosticismo contemporâneo. O fim do mundo, o fim da história e o fim que vem depois do fim. O Quinto Império.

Ver Norman Cohn, The Pursuit of Millenium.

Retirado de Respublica, JAM

"O milenarismo (palavra que advém do latim millenium) designa a doutrina religiosa, retirada da Bíblia (Apocalipse 20, v. 1 a 10), que anuncia o regresso de Jesus Cristo para constituir um reinado temporário com duração de mil anos, vindo após isso o reinado eterno.

(...) A palavra apocalipse (termo primeiramente usado por F. Lücke (1832) significa, em grego, "Revelação". Um "apocalipse", na terminologia do judaísmo e do cristianismo, é a revelação divina de coisas que até então permaneciam secretas a um profeta escolhido por Deus. Por extensão, passou-se a designar de "apocalipse" aos relatos escritos dessas revelações.
Para os cristãos, o livro possuiria a pré-visão dos últimos acontecimentos antes, durante e após o retorno do Messias cristão. Alguns
Protestantes e Católicos mencionam que os acontecimentos previstos no livro já teriam começado. (...)"

Texto 2 e imagem retirados da Wikipédia