terça-feira, 30 de outubro de 2007

Montenegro

(Crna Gora) Unidade autónoma dentro do império otomano, foi reino independente entre 1910 e 1918; a partir de então integrou-se na Jugoslávia. O Montenegro constituía um principado, aliado à Rússia, desde finais do século XVIII, recebendo o respectivo titular o nome de vladika; pelo tratado de Berlim de 1878, viu os seus etrritórios aumentados, nomeadamente pelo acesso ao Adriático; em 1910, o princípe Nicolau foi reconhecido como rei, num Estado com cerca de 300 000 habitantes e 10 000 quilómetros quadrados. (Ver Sérvia)

Retirado de Respublica, JAM

"Montenegro é uma pequena e montanhosa república situada nos Balcãs, no Sudeste da Europa, fazendo fronteira com o Mar Adriático a Sudoeste, a Albânia a Sudeste, a Bósnia-Herzegovina e uma pequena língua de terra da Croácia a Oeste, e com a Sérvia a Norte. A sua capital é a cidade de Podgorica. Montenegro é o mais recente país independente do Mundo.

O seu nome é uma tradução do sérvio Crna Gora (em cirílico: Црна Гора), que significa, precisamente, "montanha negra".

Entre 1945 e 1991 e desde então até 2003 foi uma das repúblicas constituintes da República Socialista da Jugoslávia e da República Federal da Jugoslávia, respectivamente; desde então e até Junho de 2006, foi uma das duas repúblicas que integraram o Estado da Sérvia e Montenegro.

Em 21 de Maio de 2006 realizou-se um referendo para determinar a vontade do povo de se tornar independente ou de manter a união com a Sérvia. Os resultados indicaram que 55.5% dos eleitores haviam escolhido a independência, poucos décimos acima dos 55% requeridos pelo referendo. Em 3 de Junho de 2006 o parlamento montenegrino declarou oficialmente a independência do novo país, mas só obteve aceitação da ONU dia 28 de Junho."

Bandeira picada de Montenegro
Texto 2 picado da
Wikipédia
Mapa picado de Montenegro