sábado, 6 de outubro de 2007

Israel

20 325 km2. Cerca de cinco milhões de habitantes. Pela declaração do ministro dos negócios estrangeiros britânico Arthur James Balfour, de 2 de Novembro de 1917, aceita-se a reivindicação do movimento sionista no sentido da criação de um lar nacional judeu na Palestina. Trata-se, então, de dividir o Império Otomano, e os britânicos obtêm em 1920 um mandato sobre a Palestina, dividida em 1921, com a separação da Transjordânia. Uma primeira guerra entre Maio de 1948 e Janeiro de 1949. Novo conflito em 1967.

Retirado de Respublica, JAM

"O Estado de Israel (em hebraico Sound מְדִינַת יִשְׂרָאֵל?, Medinat Yishra'el; em árabe دَوْلَةْ اِسْرَائِي, Dawlat Israil) é um país no Oriente Médio, na extremidade sudeste do Mar Mediterrâneo. É uma república democrática parlamentar fundada em 14 de Maio de 1948. É o único Estado judeu em todo o mundo[1][2]. Faz fronteira com o Líbano no norte, Síria e Jordânia ao leste e Egito no sudoeste[3].

A capital do país e sede do governo é Jerusalém, que é também a residência do Presidente da nação, repartições do governo, suprema corte e o Knesset (parlamento). A Lei BásicaJerusalém, completa e unida, é a capital de Israel" apesar de a Autoridade Palestina ver Jerusalém Oriental como futura capital da Palestina e as Nações Unidas e a maioria dos países não aceitarem a Lei Básica, argumentando que o status final deve esperar futuras negociações entre Israel e a Autoridade Palestina. A maioria dos países mantém sua embaixada em Tel Aviv[4][5][6]. Israel é o único país no Oriente Médio considerado como uma democracia liberal, tendo uma extensiva gama de direitos políticos e direitos civis[7]. Em adição, Israel é considerado o mais avançado na região em termos de liberdade de imprensa[8], regulamentações empresariais[9], competição econômica,[10], liberdade econômica[11] e desenvolvimento humano médio[12]. estabelece que " presentes

O conflito entre Israel e a Palestina[13][14]. Em particular, isto causou tensões com os vizinhos árabes de Israel, com alguns dos quais Israel também entrou em conflito.[14] Grupos como a Anistia Internacional[15] e Human Rights Watch[16] têm sido críticos das políticas de Israel, enquanto outras organizações como a Freedom House[17] e o governo dos Estados Unidos e alguns países da Europa geralmente apoiando Israel[18]. em andamento continua a ser uma fonte de tensão dentro e fora de Israel

Segundo as escrituras bíblicas, Israel é a terra prometida por Deus aos hebreus e é o berço da religião e da cultura judaica desde o século XVII a.C.."

Imagens e texto 2 retirados da Wikipédia.