quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Caudilho

A expressão começa por qualificar os chefes dos bandos cristãos, durante a Reconquista. Passa, depois, a qualificar os ditadores militares da América espanhola (caudillo) na sequência das guerras de independência sde 1810-1826. Estes chefes estão aliados aos haciendados. Destacam-se Diáz no México, entre 1876 e 1910 e Gómez na Venezuela, de 1908 a 1933. Franco qualificou-se como Caudillo de España por Gracia de Dios, quando teve de gerir uma monarquia sem rei.
Retirado de Respublica, JAM

Causa

Aquilo que faz com que uma coisa exista. Uma relação entre acontecimentos, processos ou entidades situadas na mesma série de tempo, pelo que, quando uma delas ocorre, a outra segue-se invariavelmente, havendo assim uma sequência. Quando a relação entre as sequências é concebida como necessária, surge o chamado determinismo radical (hard determinism). Quando essa relação é apenas vista como uma conjunção constante, há um determinismo moderado (soft determinism), assumido pelo positivismo. John Stuart Mill fala numa causalidade múltipla, definindo como tal the sume total of the conditions positive and negative taken together which beeing realized, the consequent invariabilly follows. De acordo com Aristóteles, há quatro causas: a eficiente (como um acto ou uma força), a material (a potência da matéria), a formal (alguma coisa direccionada face a um plano) e a final (alguma coisa iniciada por certa proposta ou fim) .
Retirado de Respublica, JAM

Causas da Decadência dos Povos Peninsulares nos Últimos Três Séculos, 1871

No discurso de 27 de Maio de 1871, integrado nas Conferências Democráticas do Casino Lisbonense, Causas da Decadência dos Povos Peninsulares nos Últimos Três Séculos, falava com nostalgia do tempo medieval, dado que neste o instinto político de descentralização e federalismo patenteia-se na multiplicidade de reinos e condados soberanos, em que se divide a Península, como um protesto e uma vitória dos interesses e energias locais, contra a unidade uniforme, esmagadora e artificial, acrescentando que esse espírito não é só independente: é, quanto a época o comportava, singularmente democrático. Terminava, propondo: oponhamos à monarquia centralizada, uniforme e impotente, a federação republicana de todos os grupos autonómicos, de todas as vontades soberanas, alargando e renovando a vida municipal, dando-lhe um carácter radicalmente democrático, porque só ela é a base e o instrumento natural de todas as reformas práticas, populares, niveladoras.
Retirado de Respublica, JAM

Causalidade múltipla (Weber)

Há sempre uma causalidade múltipla, uma constelação causal que vai mudando conforme as circunstâncias, bem como uma causalidade adequada a um homem que age em função de fins, que é marcado pela força histórica das ideias. Neste sentido, porque todas as sociedades são culturas, importa proceder a uma análise profunda dos valores adoptados, dos valores afirmados ou realizados pelo homem, bem como reconhecer a diversidade e a individualidade de cada sociedade e a contingência do tecido histórico.
Retirado de Respublica, JAM

Cawson, Alan

Teórico britânico do neocorporatism. Propõe que se distinga, no plano da regulação dos conflitos económicos e sociais efectuada pelo Estado, um macrocorporatismo, referente à actuação das organizações sindicais e patronais, um mesocorporatismo, que diz respeito, não a todos, mas apenas a determinados sectores económicos ou sociais, como, por exemplo, a agricultura e a saúde, e um microcorporatismo, que apenas diz respeito às relações a nível de uma única empresa.

·Corporatism and Welfare. Social Policy and State Intervention in Britain, Londres, Heinemann Books, 1982.
·Organized Interests and the State. Studies in Mesocorporatism, Londres, Sage, 1985.
·Corporatism and Political Theory, Oxford, Basil Blackwell Publishers, 1986.
Retirado de Respublica, JAM