sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Newton, Isaac (1642-1727)

Autor de Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, de 1687. Professor em cambridge desde 1669, membro da Royal Society a partir de 1672.
Um dos fundadores da mecânica e da ciência moderna, juntamente com Galileu e Kepler, estabelecendo a lei da igualdade entre a reacção e a acção na colisão mecânica.
A partir de então, segundo Althusser, dá-se a passagem da "física especulativa" de Descartes a uma espécie de "física experimental".
Para Agostinho da Silva, ele "lançou pelo menos uma hipótese e de todo o tamanho: a da existência de um Deus que teria montado a mecânica e que, de vez em quando, no sarcasmo de Leibniz, ainda viria acertar o seu relógio".
Para Alain de Besançon, a descoberta destas leis da inércia e da gravitação constitui "uma proeza cósmica, talvez a maior de toda a história da ciência", gerando-se uma "revolução mecanicista" dado tratar‑se da "primeira lei cientificamente provada", instalando-se o positivismo moderno". O próprio Newton declara o seguinte: "tudo o que näo é deduzido dos fenómenos é uma hipótese: e as hipóteses, sejam físicas, sejam mecânicas, sejam das qualidades ocultas não devem ser recebidas na física experimental, e basta que a gravidade exista e que aja segundo as leis que expusemos".
Também Popper salienta que essa descoberta constituiu "um progresso sem precedentes", por ter criado "um saber verdadeiro, certo e suficientemente fundamentado", pelo que se tratou do "maior acontecimento intelectual de toda a história espiritual da humanidade".

Retirado de Respublica, JAM

Foto picada da Wikipedia